Mais
×

Como verificar se um par de óculos é polarizado

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os óculos polarizados ajudam a reduzir o brilho refletido por objetos, como a superfície da água, vidro ou até mesmo o céu, filtrando os componentes do espectro de luz que causam o brilho. Os óculos de sol ou óculos de grau polarizados são comumente utilizados por pescadores para que ele possam ver abaixo da superfície da água, para localizar peixes e por motoristas durante os períodos sol intenso. Uma maneira simples de descobrir se um par de óculos é polarizado é testando se eles efetivamente filtram o brilho.

Instruções

Os óculos polarizados reduzem o brilho filtrando os raios de sol refletidos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Procure por uma superfície refletora, como um painel de vidro, onde você possa ver seu próprio reflexo. Olhe para a superfície com os óculos. Vire os óculos, de forma que você olhe através deles pelo lado contrário. Se a superfície parecer mais refletiva com os óculos ao contrário, as lentes são polarizadas. Se não houver mudança, os óculos não são polarizados.

  2. Olhe para o céu quando estiver nublado, geralmente no meio da manhã ou da tarde, quando o sol estiver em aproximadamente 35º ou 40º. Foque em objetos distantes e ponha os óculos. Se os objetos parecerem mais claros quando olhar com os óculos, então eles são polarizados.

  3. Procure por um corpo d'água com pelo menos 90 cm de profundidade em um dia claro, de forma que a água reflita bastante luz do sol. Olhe para a superfície usando os óculos e tente localizar objetos sob a superfície da água, como pedras ou peixes. Se você puder ver claramente abaixo d'água, com pouco ou nenhum brilho, os óculos são polarizados.

O que você precisa

  • Óculos
  • Superfície refletora
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article