Mais
×

Como verificar se um pente de memória não está funcionando

Atualizado em 17 abril, 2017

Chips de memória de computador ficam em pentes de memória. Conhecida como memória RAM, o Windows depende dela para executar suas tarefas. Quando um pente de memória está ruim, o sistema operacional pode ter desde pequenos problemas até falha total. O Windows 7 tem uma ferramenta integrada que ajuda a diagnosticar esses problemas e ao utilizá-la, muitas vezes é possível isolar o pente de memória que não está funcionando.

Instruções

Teste a memória de seu computador utlizando a ferramenta gratuita do Windows (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

    Verifique a memória

  1. Clique no botão "Iniciar" do Windows e digite "MdSched.exe" no campo de pesquisa.

  2. Pressione "Enter". Forneça a confirmação ou digite uma senha de administrador caso o Windows solicite. A janela da "Ferramenta de Diagnóstico de Memória do Windows" será aberta e utilizada para diagnosticar a memória do seu computador.

  3. Clique em "Reiniciar agora e verificar se há problemas" para iniciar o teste imediatamente. Caso contrário, clique em "Verificar se há problemas na próxima vez em que eu ligar o computador".

  4. Se tiver escolhido a segunda opção para iniciar o teste, reinicie o computador. Caso tenha escolhido a primeira opção, o Windows reiniciará automaticamente e começará o teste, que poderá ser configurado.

  5. Pressione a tecla "F1" caso deseje configurar o procedimento de teste. Você verá opções de teste, como "Básico" e "Avançado". Pressione as teclas "para cima" e "para baixo" para selecionar uma opção e "F10" para retomar o teste.

  6. Aguarde até o final do teste, quando o Windows será reiniciado.

  7. Verifique a janela de mensagem que o Windows exibirá após a reinicialização. Caso relate um problema com a sua memória, prossiga para a próxima seção.

    Identificando pentes de memória ruins

  1. Desligue seu computador e desconecte-o da tomada.

  2. Remova o painel lateral ou traseiro do computador utilizando uma chave de fenda. Se precisar de ajuda, consulte a documentação do seu computador.

  3. Localize os pentes de memória, que são encontrados em um grupo na placa-mãe do computador. Cada pente se encaixa em um slot que possui uma presilha em cada extremidade.

    Os módulos de memória são encontrados em grupo de vários slots na placa-mãe (computer mainboard image by starush from Fotolia.com)
  4. Escolha um pente de memória e pressione suavemente para baixo em cada uma das presilhas. Segure o pente e retire-o do slot.

  5. Reinicie o computador e faça o teste de memória novamente. Se o Windows não acusar nenhum problema, você saberá que o pente de memória removido estava com defeito. Caso ainda seja relatado um problema, substitua o pente de memória, remova outro e repita o processo até identificar qual pente não está funcionando.

Dicas

  • Após identificar o módulo de memória defeituoso, compre um novo, caso queira que seu computador tenha a mesma quantidade de memória de antes.

Aviso

  • Para evitar que a eletricidade estática danifique seu computador, aterre-se antes de manipular qualquer coisa dentro dele. Você pode fazer isso comprando uma pulseira antiestática ou tocando em uma parte de metal do gabinete após remover a tampa (consulte a seção "Recursos").
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article