Como verificar pneus desgastados

Escrito por jody l. campbell | Traduzido por letícia melo
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Como verificar pneus desgastados
Saiba o que é a escavaçã" e porque ela é perigosa (tires on water image by JoLin from Fotolia.com)

Muitas pessoas quando compram pneus não se preocupam mais com eles, até que um mecânico aponta que há um problema. Você pode aumentar a vida útil deles seguindo cronogramas de manutenção recomendados para diminuir o desgaste prematuro ou irregular. Uma das maneiras mais comuns de um pneu ficar gasto é a escavação, também conhecida como inversão. Este desgaste é sobre um lado da banda de rodagem (no exterior ou no interior da borda), que forma uma ondulação e provoca um alto estrondo quando os pneus rodam. Ele pode causar vibrações e manobras inseguras. Um pneu pode desgastar-se por muitas razões, e você pode verificá-los para evitar danos.

Nível de dificuldade:
Moderado

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O que você precisa?

  • Luvas de látex ou luvas de proteção

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Instruções

    Verificando problemas nos pneus

  1. 1

    Estacione o veículo em uma superfície plana e pavimentada. Vire todo o volante para a esquerda com o carro desligado.

  2. 2

    Inspecione a superfície de cada pneu para garantir que não haja áreas com a cinta de aço exposta. Esta cinta pode cortar sua mão, causando ferimentos graves. Se a cinta de aço estiver à mostra, não realize o teste e substitua o pneu imediatamente.

  3. 3

    Coloque as luvas e esfregue suas mãos sobre as superfícies planas de cada pneu. Passe-as em ambas as direções e no interior e exterior da borda da banda de rodagem e note se há saliências.

  4. 4

    Mova o carro para frente ou para trás (endireitando o volante e, em seguida, girando-o todo para a esquerda novamente) para inspecionar a circunferência completa de cada pneu. Uma cinta partida pode criar uma ondulação ou uma escavação, com a possibilidade de estar presente apenas em uma área concentrada.

  5. 5

    Mova o veículo para a frente e para trás para expor pequenas áreas dos pneus traseiros até que você tenha verificado toda a circunferência. Nesses pneus as marcas são mais difíceis de observar porque eles não podem ser virados para fora.

Dicas & Advertências

  • Se você perceber um desgaste de escavação, verifique com um mecânico qualificado os componentes das suspensões dianteira e traseira, para ter seu alinhamento conferido.
  • Cumpra o período recomendado de rotação. As rodas dianteiras precisam variar, pelo menos, a cada 14.500 km. Em veículos com tração nas quatro rodas, todas elas devem ser alternadas a cada 9.700 km.

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