Como verificar problemas de uma placa-mãe

Escrito por ruri ranbe | Traduzido por marcelo couto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como verificar problemas de uma placa-mãe
Todos os dispositivos que um computador utiliza são conectados à placa-mãe (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

A memória de acesso aleatório (RAM) e a unidade central de processamento (CPU), dois componentes essenciais no processo e armazenamento de dados de um PC, não conseguem se comunicar, se a placa-mãe estiver com problemas. A placa-mãe fornece os caminhos de dados através dos quais os dispositivos se comunicam e transmite energia para dispositivos on-board através de circuitos complexos. Se ela estiver com problemas, a operação do sistema do computador pode chegar a um ponto inviável. Pelo fato de que outros problemas de hardware e software podem imitar os de uma placa-mãe, é necessário realizar uma verificação minuciosa.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Chave Phillips

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Desligue o computador e desconecte o adaptador de energia e todos dispositivos dele.

  2. 2

    Solte e remova os parafusos que seguram a tampa do gabinete no computador. Deslize-a para retirá-la e expor a parte interna do PC.

  3. 3

    Toque na carcaça para se aterrar e, em seguida, coloque o computador de lado, de forma que o hardware interno fique paralelo ao chão.

  4. 4

    Localize o jumper CMOS -- geralmente identificado na placa-mãe como "Clear CMOS", "CLRTC", "RTC Reset" ou alguma variação similar. Retire-o do primeiro e segundo pino.

  5. 5

    Coloque o jumper nos últimos dois pinos e espere 10 segundos. Recoloque-o na posição original, para limpar o CMOS.

  6. 6

    Conecte os cabos de energia, monitor, teclado e mouse, mas não conecte nenhum outro dispositivo periférico. Em seguida, ligue o PC.

  7. 7

    Pressione a tecla de configuração, como indicado na tela, para acessar a BIOS. Use a legenda, na parte inferior da tela, para configurar a data e horário atuais.

  8. 8

    Pressione "F10" para salvar e sair. Em seguida, teste o computador. Se estiver instável, não inicializar o sistema operacional ou falhar em reconhecer os dispositivos de hardware, desligue o PC para continuar a solução de problemas da placa-mãe.

  9. 9

    Desconecte todos os cabos da parte de trás do computador. Remova também todos componentes da placa-mãe, exceto a RAM, disco rígido, placa de vídeo, fonte de alimentação (PSU), processador, dissipador de calor e ventilador.

  10. 10

    Reconecte o cabo de energia, monitor, mouse e teclado. Ligue o computador e escute um sinal. Um sinal único ou dois rápidos indicam, na maioria das placas, que todos componentes de hardware estão funcionando adequadamente. Sinais repetitivos apontam para um problema com a placa-mãe ou com o dispositivo conectado. Verifique o manual da placa para determinar o motivo dos sinais sonoros, se possível.

  11. 11

    Desconecte todos cabos da parte traseira do PC. Certifique-se de que o cabo de energia e de dados conectados ao disco rígido e à placa de vídeo estão presos. Além disso, verifique se o cabo de energia de 20 ou 24 pinos e o cabo de quatro pinos do processador estão presos à placa-mãe.

  12. 12

    Reinicie o PC. Preste atenção ao giro da ventoinha da CPU e verifique se a luz na frente do PC está ligada. Se a ventoinha da CPU não funcionar e todas luzes indicadores estiverem desligadas, troque o PSU.

  13. 13

    Verifique se os módulos de RAM estão instalados nos slots de mesma cor e que no mínimo um deles está inserido no primeiro slot. Substitua a RAM, se os métodos de solução anteriores falharam em restaurar a condição de funcionamento do PC. Pode-se encontrar e comprar RAMs compatíveis online.

  14. 14

    Atualize o dissipador e o ventilador. Aplique uma quantidade suficiente de pasta térmica na parte superior do processador antes de instalar o dissipador de calor. Se os passos anteriores não resolverem o problema, pode ser necessário substituir a placa-mãe.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível