Como verificar problemas na válvula de expansão em condicionadores de ar de automóveis

Escrito por lee sallings | Traduzido por bruno queiroz
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Quando o fluido refrigerante é forçado por uma abertura restrita, ele muda sua fase de líquida para gasosa. Essa mudança de estado faz com que o fluido esfrie e à medida que passa pelo sistema absorva o calor do compartimento dos passageiros. O ar-condicionado do veículo conta com essa mudança de estado para que funcione e com a válvula de expansão, que proporciona a restrição usada para controlar o volume e a pressão do fluxo desse fluido pelo sistema. A verificação de falhas na válvula de expansão é realizada com o auxílio de manômetros para condicionadores de ar.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

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O que você precisa?

  • Manômetros para sistemas de ar-condicionado

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Instruções

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    Localize as portas de baixa e de alta pressão do sistema de ar-condicionado e conecte os manômetros a elas. A primeira pode ser encontrada na tubulação na parte de baixo, entre o acumulador (às vezes nele próprio) e o compressor. O acumulador é uma peça cilíndrica conectada ao sistema situada próxima ao lado do passageiro do painel traseiro do motor. A porta de alta pressão fica na tubulação da parte de cima entre o condensador e o evaporador. O condensador é uma peça parecida com o radiador, localizado na frente do veículo, e o condensador está situado sob o painel. Certifique-se de que as válvulas estão fixadas nos manômetros e insira as mangueiras de fácil desconexão nas portas.

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    Ligue o veículo e ajuste para o máximo o nível de resfriamento do ar-condicionado, regule sua ventilação em uma velocidade média e ative a opção para que o ar fique circulando. Deixe-o funcionando por cinco minutos para estabilizar as pressões.

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    As leituras normais dos manômetros ficarão em torno de 30 a 45 psi no modo de baixa pressão e entre 200 a 350 psi no de alta pressão. A válvula de expansão pode falhar em um dos dois modos. Quando emperra e fica aberta, ela deixa passar muito fluido de refrigeração, havendo uma queda no lado de alta pressão. Caso isso esteja acontecendo, uma medição inferior a 200 psi nesse lado é exibida no manômetro. Quando ela emperra e fica fechada, uma medição maior do que o normal será mostrada. Normalmente, ficará em mais de 400 psi, podendo subir até que o interruptor de alta pressão desligue o sistema. Leituras muito baixas ou muito altas na pressão de alta indicarão falhas na válvula de pressão.

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