on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como verificar raças de formigas

Atualizado em 21 novembro, 2016

Verificar raças de formigas (espécies) é importante porque cada uma exige um tratamento diferente em seu controle como pragas. Existem mais de 12.000 espécies de formigas encontradas em todo o mundo, com 700 espécies nos EUA, de acordo com a Extensão da Universidade de Nebraska-Lincoln. A maioria dos entomólogos consideram as formigas como a praga número um da América. As espécies diferem amplamente em necessidades de alimentos e comportamentos, e muitas se assemelham umas às outras fisicamente. Para verificar a espécie, comece por identificar as principais características. A identificação final é, então, feita a partir do tamanho, cor, outras características do corpo e comportamento.

Instruções

A verificação da raça da formiga envolve a observação cuidadosa das características físicas e de comportamento (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)
  1. Prepare as formigas para verificação. Colete formigas de seu quintal ou de sua casa, apanhando-as cuidadosamente com um par de pinças. Em seguida, coloque-as em um saco zip lock para congelamento. Após 24 horas, manipule o corpo da formiga com a pinça novamente para ver as características de forma mais claramente. Use uma lupa de 10 a 15x para observar as características.

    Loading...
  2. Consulte um de uma série de guias de campo de insetos impressos e sites dedicados especificamente à identificação de formigas. Você pode rapidamente estreitar a raça da formiga por consultar primeiramente os sites de extensão universitária locais, muitos dos quais oferecem um elaborado sistema de "chaveamento" para a identificação de formigas.

  3. Familiarize-se com a anatomia básica da formiga. As três principais regiões do corpo: cabeça, tórax e abdômen, diferem muito entre as várias raças de formigas e são fundamentais para a identificação.

  4. Conte os nós de pecíolo sobre a formiga para refinar a pesquisa de raça. O pecíolo, a primeira parte do abdômen entre o tórax e o gáster, é a primeira característica visualizada ao identificar formigas. As formigas também têm um ou dois nós pecíolos.

  5. Verifique as características físicas para novas pistas, como tamanho, cor, forma do tórax, os segmentos de antenas e até o odor quando esmagadas.

  6. Verifique o comportamento das formigas antes da coleta. De que ela se alimentava? Como se movia (por exemplo, rápida, lenta ou esporadicamente)?

  7. Verifique o ninho da formiga. Onde foi encontrado? Estava amontoado?

Loading...

Dicas

  • Quando ocorrem voos para o acasalamento, os fazendeiros muitas vezes confundem as formigas aladas com exames de cupins. Familiarize-se com as características distintivas entre formigas e cupins.
  • Dependendo da raça, as operárias de uma colônia podem ser polimórficas (mais de dois tamanhos, dimórficas (dois tamanhos) ou monomórficas (todas do mesmo tamanho). A coleta geralmente envolve as operárias de forrageamento.

O que você precisa

  • Pinças
  • Sacos de plástico para congelamento
  • Lupa
  • Guias de campo ou ID de sites da internet

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...