Casa

Como verificar um relé de ventilador

Escrito por dan ferrell | Traduzido por lucas de barros
Como verificar um relé de ventilador

Um relé automotivo comum com controle e contatos do circuito marcados em um dos lados

Photo courtesy of Leonard G. at Commons Wikimedia.org.

Verificar o funcionamento de um relé de ventilador em seu veículo é um procedimento fácil. Basta saber que muitos carros modernos usam relés eletrônicos. Os passos seguintes se aplicam apenas aos eletromecânicos, que contêm uma bobina e pontos de contato como componentes principais. O problema mais comum nesses relés é uma bobina aberta ou em curto e pontos queimados que bloqueiam o fluxo de corrente elétrica, após anos de uso.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Multímetro
  • Fio com jumper fundido
  • Jumper

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Olhe para as marcas no topo ou na lateral da caixa de relé e localize os dois terminais de controle do circuito, que se conectam à bobina e os dois terminais do circuito de potência, que permitem a passagem de corrente elétrica para o ventilador. Se o relé não tiver marcações você terá que consultar o diagrama de fiação do ventilador de refrigeração encontrado no manual de serviço do veículo. Consulte a seção de Dicas mais abaixo para obter mais informações.

  2. 2

    Conecte os cabos de um ohmímetro aos terminais de alimentação do relé. Configure-o para a faixa mais baixa. Deverá ser exibida uma resistência infinita. Se você ler qualquer quantidade de resistência, os contatos do relé estão emperrados e ele deve ser substituído.

  3. 3

    Enganche uma extremidade de um fio com jumper fundido a um dos terminais de controle do relé e a outra extremidade ao terminal positivo da bateria do carro. Prenda o fim de um fio de ligação comum ao outro terminal do circuito de controle do relé e toque a outra extremidade para aterrar o seu veículo. Conforme você toca o chão com o fio de ligação poderá ouvir um clique vindo do relé. Isso significa que os seus contatos estão funcionando normalmente. Se você não ouvir tal clique, substitua o relé.

  4. 4

    Deixe os fios de ligação conectados aos terminais de controle do relé se você ouviu o som de clique no passo anterior. Utilizando o ohmímetro, conforme descrito no Passo 2, verifique a continuidade nos terminais de alimentação do relé. Agora você deve ler resistência zero. Se você obtiver resistência infinita, os pontos de contato do relé não estão permitindo o fluxo de corrente elétrica através do relé, portanto, substitua-o.

Dicas & Advertências

  • Você pode comprar um manual de serviço de veículo para o seu carro na maioria das lojas de autopeças ou pode consultar um de graça na maioria das bibliotecas públicas.
  • Se o relé não tiver marcações para diferenciar os terminais de controle e energia, tente olhar os fios de ligação para os contatos do relé sob o bloco de fusíveis ou junção de potência no veículo. Na maioria dos casos, os dois fios finos ligam o circuito de controle e os dois fios grossos ligam os terminais de potência.
  • Os fios com jumper fundidos são baratos e estão disponíveis na maioria das lojas de autopeças.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media