Como verificar e reparar arquivos corrompidos do sistema no Windows Vista Home

Escrito por andrew aarons | Traduzido por diego feijo cabral silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como verificar e reparar arquivos corrompidos do sistema no Windows Vista Home
Como verificar e reparar arquivos corrompidos do sistema no Windows Vista Home (Computer keyboard image by Olaru Radian from Fotolia.com)

Durante o tempo de vida médio de um computador, é normal ter que solucionar problemas do seu sistema operacional. Alguns usuários bastante afortunados nunca saberão o que é isto, mas a maioria das pessoas encontrará um vírus ou algum outro problema menos grave que afetará a estrutura do Windows Vista. Nestas circunstâncias, talvez você tenha que verificar os arquivos do sistema e o próprio Windows tem a solução: a Microsoft incluiu um utilitário chamado Verificador de arquivos do sistema para fazer isso.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Inicialize o seu computador no Modo de Segurança, principalmente se você não puder acessar o desktop normal do Windows Vista devido a algum arquivo de sistema perdido. Desligue o computador e espere alguns segundos, então ligue-o novamente e aperte a tecla "F8" antes que a tela inicial do Windows seja carregada; o menu de inicialização avançada poderá ser acessado. Utilize as teclas de setas para escolher "Modo de Segurança" e aperte "Enter." Uma versão simplificada do sistema operacional será carregada e ajudará na resolução do problema.

  2. 2

    Clique em "Iniciar," escolha "Todos os Programas" e depois "Acessórios". Clique com o botão direito do mouse em "Prompt de Comando" e escolha "Executar como administrador". Clique em "Permitir" se o Windows solicitar a confirmação de que você é o administrador do computador. O prompt de comando é aberto: uma interface semelhante ao DOS em que você pode digitar comandos de execução de utilitários para a resolução de problemas e reparos.

  3. 3

    Digite "sfc /scannow" no prompt (o cursor cintilante) e aperte "Enter". Isto iniciará o verificador de arquivos do sistema do Windows, que escaneará o diretório de instalação do Windows em busca de quaisquer versões corrompidas, perdidas ou não autenticadas dos arquivos do Vista. Por padrão, o programa substitui os arquivos que não correspondam ao registro do Verificador de arquivos do sistema de sua instalação do SO. Isto é especialmente útil ao se lidar com um malware, pois alguns vírus substituem os arquivos de sistema por versões semelhantes que possuem o mesmo nome, mas têm objetivos destrutivos.

  4. 4

    Digite "Exit" (Sair) quando o verificador de arquivos do sistema completar o diagnóstico e aperte "Enter" (Inserir) para retornar ao Modo de Segurança. Desligue o computador normalmente utilizando o botão "Iniciar". Então reinicie-o e deixe que o Vista seja carregado como de costume.

Dicas & Advertências

  • Se o Verificador de arquivos do sistema não conseguir localizar nenhum arquivo perdido ou corrompido do Vista, você pode tentar a restauração do sistema para revertê-la a uma configuração anterior. Clique em "Iniciar," digite "Restauração do Sistema" e então clique na entrada dos resultados da busca para abrir o programa. Escolha uma data anterior ao início dos problemas com os arquivos do sistema e clique em "Avançar". Este processo não deleta arquivos nem restaura aqueles que haviam sido deletados, mas reverte as configurações do sistema. Quando o Windows se tornar corrompido e apontar para unidades ou atalhos errados, a restauração do sistema irá reparar os links para garantir que cada parte do sistema operacional esteja se comunicando com as demais.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível