Mais
×

Como verificar se um servidor de e-mail SMTP está funcionando

Atualizado em 19 julho, 2017

Caso não consiga enviar um e-mail a partir de seu computador, o motivo mais comum pode ser você ter digitado o endereço do servidor ou as credenciais de login de forma incorreta. No entanto, é possível, ocasionalmente, encontrar uma situação onde você sabe que digitou todas as informações corretamente e ainda não é capaz de enviar mensagens. Se este for o caso, é possível usar seu computador ou uma ferramenta da web para verificar se o servidor SMTP (Protocolo de transferência de correio simples) está operacional e respondendo aos comandos.

Instruções

As mensagens são enviadas através de servidores SMTP (Protocolo de transferência de correio simples) (e-mail image by fotoman_65 from Fotolia.com)

    Testando um servidor SMTP com Telnet

  1. Pressione a tecla do logotipo do Windows e do "R" simultaneamente, depois digite as letras "cmd" sem aspas, na janela que aparecer. Pressione "Enter".

  2. Digite "telnet (nome do servidor SMTP) 25". Por exemplo, um comando completo para verificar o status do servidor de e-mail da Comcast seria "telnet smtp.comcast.net 25". Pressione "Enter". Você deverá receber uma resposta indicando que o servidor está pronto para aceitar comandos. Por exemplo, se você tiver conectado ao servidor SMTP da Comcast, a resposta seria "Servidor Comcast ESMTP pronto".

  3. Feche o prompt de comando para voltar a usar o computador. Se você recebeu uma mensagem de erro porque o servidor não respondeu ou o seu computador não está configurado para utilizar o protocolo Telnet, vá para a Seção 2.

    Testando um servidor SMTP com uma ferramenta da web

  1. Inicie um navegador da web e vá para qualquer um dos utilitários de teste de servidor SMTP listados na seção "Recursos" desse artigo.

  2. Digite o endereço do servidor SMTP (por exemplo, smtp.comcast.net) na caixa de texto. Se você estiver usando a ferramenta MX Toolbox, digite "smtp:" antes de colocar o endereço do servidor.

  3. Clique em "Run Tool" (Executar ferramenta) ou "Test Email Server" (Testar servidor do e-mail) e examine os resultados mostrados. Se o servidor SMTP estiver respondendo aos comandos, a resposta do servidor será exibida.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article