on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como verificar a temperatura do seu gato sem um termômetro

Atualizado em 21 novembro, 2016

A razão mais comum para a verificação da temperatura de um gato é para determinar se ele está ou não com febre. A temperatura normal de um gato fica entre 38 e 39ºC, e o seu quadro de saúde pode ser caracterizado como uma febre quando a temperatura ficar acima de 39,2ºC por um período prolongado de tempo, de acordo com a WebMD. Febres podem ser úteis na luta contra doenças, mas se passarem de 41ºC, podem causar sérios danos aos órgãos internos, devendo ser tratada imediatamente por um veterinário. Embora não seja possível obter uma leitura exata sem um termômetro, você pode perceber se a temperatura do seu gato está acima do normal com alguns passos simples.

Instruções

Tenha uma noção de quão quente o seu gato está, sentindo a temperatura com sua mão (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)
  1. Toque o nariz do seu gato com o dedo. Se ele estiver quente e seco, pode ser um sinal de que está desidratado e com febre. Fique atento a comportamentos estranhos que possam indicar que o seu gato está doente, como letargia ou falta de apetite.

    Loading...
  2. Passe a mão no pelo do seu gato, acariciando-o suavemente. Lembre-se que o pelo pode estar um pouco mais quente do que o normal caso ele tenha se deitado ao sol ou perto de um forno ou aquecedor, então não use isso como o único método de detecção de febres.

  3. Sinta as orelhas do gato com os dedos. Lembre-se que a temperatura de seu animal é significativamente maior que a de seres humanos, por isso ela estará quente ao toque. Preste atenção no seu gato quando você sabe que ele está se sentindo bem, para que possa saber quando ele parecer estar mais quente do que o normal. Isso lhe ajudará a saber quando sua temperatura estiver muito alta.

  4. Toque a ponta da orelha do seu gato com os lábios para uma leitura mais precisa da temperatura. Coloque 1 cm da parte superior da orelha do seu gato delicadamente entre os seus lábios para determinar se ele está mais quente do que o normal. Seus lábios são mais sensíveis do que as mãos e assim você será capaz de detectar diferenças na temperatura com maior facilidade.

  5. Observe sinais de dor ou sonolência excessiva, ou caso seu animal não esteja agindo normalmente. Um mal-estar geral combinado com o seu gato quente ao toque pode significar uma febre. Sempre que achar que seu animal possa estar febril, é melhor levá-lo a um veterinário, onde um profissional possa medir sua temperatura exata com um termômetro.

Loading...

Aviso

  • A melhor maneira de saber se o seu gato está com febre é usando um termômetro, por isso use esses passos apenas para ajudá-lo a determinar se ele está febril. Sempre use um termômetro caso o seu gato pareça muito quente ou doente.

Referências

Loading ...
Loading ...