Vermes brancos pequenos na pelagem de gatos

Escrito por susan paretts Google | Traduzido por ricardo castiglioni
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
 Vermes brancos pequenos na pelagem de gatos
Vermes brancos pequenos na pele do gato indicam uma infecção por tênia (Michael Blann/Lifesize/Getty Images)

Ao escovar a pelagem do gato com uma escova, você pode encontrar vermes brancos pequenos, principalmente em torno da área anal. Esses vermes indicam uma infecção por tênia, um tipo de parasita intestinal que um gato adquire da ingestão de uma pulga infectada. Se houver suspeita que o gato tenha uma infecção por tênia, leve-o a um veterinário para um diagnóstico definitivo, antes de tratá-lo.

Outras pessoas estão lendo

Sintomas

Um gato que sofre de infecção por tênia pode apresentar diarreia, perda de peso, vômitos, constipação ou sangue nas fezes. Podem ser vistos segmentos pequenos, desanexados da tênia, que se parecem com vermes brancos minúsculos ou grãos de arroz, próximo a pele do ânus. Por causa da irritação causada pelos vermes, o gato se esfrega non chão para coçar a região anal. Verifique as fezes dele, pois elas também podem conter essas pequenas movimentações de segmentos. O abdômen do gato pode aparecer arredondado e inchado, dando-lhe uma aparência de barrigudo, devido à infecção por tênia.

Diagnóstico

Para garantir que o gato receba a medicação correta para erradicar os vermes do seu sistema, leve-o a um veterinário para um diagnóstico correto. O médico examinará a área anal para verificar a existência de segmentos pequenos, brancos de tênia, chamados proglotes. Eles são geralmente menores que 1,25 cm de comprimento e contêm os ovos da tênia. O veterinário também coletará uma amostra fecal para determinar o tipo de tênia que o gato tem no sistema. A Dipylidium caninum, transmitida por pulgas, é o tipo mais comum que infecta gatos, embora a Taenia taeniaeformis, transmitida por roedores, também possa infectar um gato, de acordo com o site Vetinfo.

Tratamento

Dê ao gato uma medicação de desparasitação que visa combater a tênia. Esses medicamentos contêm uma droga chamada Praziquantel, que tem um efeito sobre o sistema da tênia, que o faz deslocar-se da parede do intestino do gato e passar para as fezes, de acordo com o site Vetinfo. A medicação pode ser obtida atráves de uma receita com um veterinário. A maioria dos vermífugos disponíveis também contêm uma combinação de produtos químicos diferentes para matar outros tipos de parasitas intestinais, além dos vermes, como lombrigas, tênias, ancilóstomos e dirofilariose.

Prevenção

Mantenha o ambiente do gato limpo, livre de roedores e elimine as pulgas de sua pelagem. Para matar as pulgas, dê ao gato um tratamento tópico contra pulgas, disponível em líquido que pode ser passado nas omoplatas do animal. Esses medicamentos matam e impedem que as pulgas entrem na pelagem do gato. Como as tênias devem possui um hospedeiro intermediário para gestação, como uma pulga ou roedor, o gato só pode ser infectado com os parasitas se entrar em contato com o hospedeiro e ingeri-lo. Trate todos os gatos de sua casa com medicamentos de prevenção de pulgas e dê a eles um vermífugo, se suspeitar que algum dos gatos tenha tênia, para impedir a propagação de gato para gato.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível