Saúde

Vermes em gatos e transmissão para humanos

Escrito por kathryn nagel | Traduzido por marina pastore
Vermes em gatos e transmissão para humanos

Gatos sofrem de muitos tipos de verminoses

cat image by JASON WINTER from Fotolia.com

Gatos domésticos podem sofrer de muitos tipos diferentes de infecções causadas por vermes, incluindo dermatofitose, lombriga, tênia, ancilostomíase, vermes pulmonares e dirofilariose. Vários dos vermes podem causar infecções em seres humanos, mas elas são raras e geralmente quando ocorrem não são fatais.

Outras pessoas estão lendo

Lombrigas

Lombrigas são nematódeos que infectam o intestino e o sistema digestivo dos gatos. A infecção por lombrigas é comum e tem poucos sintomas. Em humanos, a infecção ocorre pela exposição a ovos de lombriga nas fezes de gatos infectados. A ingestão deve ocorrer para que esses vermes se espalhem; então, as infecções são vistas mais comumente em crianças que brincam com a areia do gato ou em caixas de areia onde um gato tenha defecado e, depois, colocam as mãos sujas na boca. Depois de ingeridos, os ovos eclodem e os vermes migram para tecidos corporais, mas raramente causam reações fatais.

Ancilostomíase

Ancilóstomos são nematódeos que vivem no intestino delgado dos gatos, e a infecção pode causar anemia e danos às paredes intestinais. Larvas de ancilóstomos também estão presentes nas fezes de gatos infectados, mas a ingestão não é necessária para que ocorra a infecção. Geralmente, os ancilóstomos penetram diretamente na pele através dos pés descalços. Depois de se estabelecer sob a pele, eles causam a larva migrans cutânea, caracterizada por dor e inchaço. Os ancilóstomos morrem depois de algumas semanas e a infecção não é fatal, apenas incômoda.

Tênias

Tênias são transmitidas de gatos para humanos através de pulgas infectadas. As larvas de tênia são ingeridas por um gato diretamente ou através de outro animal infectado, e vivem no intestino. A infecção é caracterizada por perda de peso e é razoavelmente comum em gatos que vivem soltos. Para pegar a teníase de um gato, um humano deve ingerir uma pulga infectada, o que geralmente ocorre apenas em crianças pequenas. Tênias são curadas facilmente com medicamentos.

Dermatofitose

A dermatofitose é uma infecção de pele que não é causada por um verme, e sim por um fungo, e é caracterizada pela perda de pelos, anéis vermelhos na superfície da pele e manchas irritadas ou com coceira. Já que o dermatófito é um fungo, e não um parasita, humanos são infectados quando acariciam ou tocam um gato com dermatofitose. Em humanos, a infecção resulta em uma irritação da pele e é facilmente curada com medicamentos orais e tópicos.

Dirofilariose

A dirofilariose é rara em gatos e ocorre tanto em animais que vivem soltos quanto nos que ficam dentro de casa, através de um mosquito hospedeiro que carrega larvas do parasita. A infecção em humanos é extremamente rara, e geralmente inofensiva. Os sintomas incluem perda do apetite, perda de peso, letargia, tosse ou chiados e dificuldade para respirar. A dirofilariose pode ser facilmente evitada através de um regime de medicação mensal e é tratada com corticosteroides.

Vermes pulmonares

A infecção por vermes pulmonares em gatos acontece quando o animal ingere um pássaro ou roedor infectado. Vermes pulmonares não podem ser transmitidos para humanos. Os sintomas são caracterizados por tosse ou chiados, acompanhados de perda de peso, e a doença é difícil de diagnosticar. O tratamento envolve medicamentos antiparasitários e deve ser adaptado ao nível de infecção em cada gato.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media