Mais
×

Vermes pretos no ralo da pia

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Há várias espécies de moscas e mosquitos que vivem dentro de casa e representam diversos problemas para seus habitantes. Caso esses insetos passem a habitar sua casa, é comum observar tanto sua fase larval quanto a adulta. A mosca-de-banheiro é um exemplo perfeito dessas pestes que vivem dentro de casa. Ela recebe esse nome devido à tendência de pairar em torno de ralos de pia, seja sua larva ou forma adulta.

Os ralos de pia são um ótimo habitat para as moscas-de-banheiro (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Moscas-de-banheiro

As moscas-de-banheiro, também chamadas de moscas-dos-filtros, pertencem à família Psychodidae e são uma praga comum em residências e estações de tratamento de esgoto. Assim como a maior parte das moscas que vivem dentro das casas, elas são consideradas mais irritantes do que perigosas, embora possam transmitir doenças ao ser humano. Elas podem ser frequentemente vistas paradas na parede ou no teto e voam distâncias curtas quando incomodadas.

Larvas da mosca-de-banheiro

Se você vir vermes pretos perto do ralo da pia, é provável que se trate da forma larval da mosca-de-banheiro. Elas são atraídas para dentro de casa por uma fonte de umidade, pois as moscas adultas preferem procriar em água parada, principalmente se ela estiver levemente poluída. Na medida em que as larvas se desenvolvem, elas se alimentam de matéria orgânica em decomposição, micro-organismos, algas e sedimentos presentes na água até se transformarem em insetos adultos, o que leva de nove a 15 dias.

Remoção

Embora sua presença seja associada com a poluição da água, as moscas-de-banheiro são consideradas, às vezes, insetos benéficos, pois podem ajudar a purificar a água contaminada ao se alimentar dos contaminantes presentes nela. Mesmo assim, a aparência bizarra dos vermes pretos nos ralos do banheiro e da cozinha é um motivo suficiente para removê-los. Eliminar a água contaminada que atrai as moscas para dentro de casa poderá evitar que elas voltem àquele lugar para procriar. Além disso, você pode utilizar uma escova com cabo comprido para limpar a matéria orgânica em decomposição acumulada no fundo do cano.

Outras formas de controle

Caso a limpeza básica não seja suficiente para remover a infestação de moscas-de-banheiro, você pode utilizar um gel à base de complexos bacterianos que elimina a matéria orgânica que atrai os insetos até o ralo. Como última medida, você pode utilizar inseticidas feitos de piretrina ou resmetrina para matar as moscas adultas, mas saiba que isso não evitará que novos insetos sejam atraídos até o ralo até que a fonte de contaminação ou decomposição seja localizada e eliminada.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article