Vermiculita versus Perlita

Escrito por jenny harrington Google | Traduzido por ronaldo moretti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Perlita e vermiculita são dois minerais que se expandem muito quando aquecidos. Cada um é comumente combinado com casca ou musgo de turfa, em misturas de terra preparada. Eles são, frequentemente, usados como meio de crescimento em sistemas de hidroponia. Eles também são usados em combinação uns com os outros. Saber qual deles é melhor depende de como estão sendo usados e do orçamento do jardineiro.

Outras pessoas estão lendo

Natureza da perlita

As partículas granulares brancas de neve de perlita são uma forma de vidro vulcânico. Cada partícula contém cerca de 6% de água. Cada grão aquecido rapidamente de 870 a 925ºC vai estourar muito, como pipoca. A perlita não contém sementes, doenças ou insetos. Ela possui pH neutro. A grande área da superfície das partículas é coberta com pequenas cavidades que mantêm a umidade e nutrientes das plantas. Passagens de ar entre as partículas fornecem ventilação e drenagem.

Natureza da vermiculita

Vermiculita, um mineral de silicato que se assemelha à mica, era comumente comercializada sob a forma de cubos marrons. Ela é capaz de reter a umidade e nutrientes da planta. Ela possui pH neutro, mas sua reação é alcalina. A vermiculita é extraída nos Estados Unidos, Brasil, Zimbábue, China e África do Sul. A cor, composição e pH da vermiculita varia de acordo com a mina de onde for extraída. A vermiculita extraída na África do Sul é conhecida por sua habilidade para esfoliar -- ou seja, para expandir muitas vezes seu volume original quando aquecida. A vermiculita pode conter o potássio, o cálcio, o magnésio e a amônia necessários para o cultivo de plantas. Ela é leve, fácil de manusear e mistura-se bem com outros ingredientes de misturas de terra preparada, incluindo pesticidas e herbicidas.

Propriedades comuns de ambos

Perlita e vermiculita são limpas, estéreis, inodoras e não-tóxicas. Elas não apodrecem ou mofam. Quando misturadas com adubo orgânico, solos naturais ou casca adubada, servem para fixar as raízes de plantas jovens e ajudá-las a crescer.

Vantagens da perlita

A perlita é melhor para drenagem de água do que a vermiculita. Um bom solo de terra preparada deve conter pelo menos 25% de perlita, para fins de drenagem. Sua ação capilar e pH mais neutro a tornam melhor para hidroponia. A perlita ajuda as raízes das plantas a respirar. É um substituto leve para a areia.

Vantagens da vermiculita

A vermiculita pode reter mais água do que a perlita. A retenção de água é boa para sustentar o crescimento das sementes. Ela contém minerais úteis. Sua cor não é tão óbvia como a perlita e ela é mais barata.

Desvantagens de ambos

O peso leve da perlita significa que, às vezes, ela flutua para a parte superior do vaso quando uma planta está sendo regada. Ela possui partículas finas que podem apresentar problemas respiratórios para algumas pessoas. A cor branca da perlita, que, eventualmente, vira cinza, pode ser uma distração. A perlita é, geralmente, mais cara.

A vermiculita não é tão durável como a perlita. Ela pode reter muita água, deixando o solo encharcado.

Qual é a melhor de forma geral

Pesando as vantagens e desvantagens, uma comparação entre a perlita e a vermiculita deve ser feita com critério. Necessita de drenagem? Escolha a perlita. Deseja reter água? Escolha a vermiculita. Como a perlita e a vermiculita têm propriedades complementares, elas são frequentemente usadas juntas. Uma versão grosseira de perlita cria mais espaço de "ar morto". Isso a torna um pouco melhor para ser utilizada como um isolador em usos não-horticulturais.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível