Como o verniz é produzido?

Escrito por bryan stokes ii | Traduzido por aline ferreira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como o verniz é produzido?
Vernizes decorativos são uma característica comum da mobília asiática (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

O verniz é um revestimento durável usado para proteger produtos feitos de madeira ou cerâmica. Por conta da resina fabricada a partir dos excrementos de certos insetos, conhecidos como "lacas", em português, o verniz foi inicialmente nomeado como "lacquer", em inglês. As variedades colorida ou transparente do verniz são comumente usadas por fabricantes de móveis, artesãos e construtores. Embora a "laca" derivada dos insetos ainda seja utilizada na forma de goma-laca, o verniz é principalmente fabricado a partir de um destes três processos: nitrocelulose, acrílico e catalisado.

Outras pessoas estão lendo

Verniz de nitrocelulose

Um revestimento comum de violões de alta qualidade, o verniz de nitrocelulose é significativamente dominante nos tempos atuais. As propriedades desse verniz também o tornam uma escolha popular para comunidades produtoras de foguetes, em que ele é usado para proteger a pólvora negra usada na ignição. Para esse propósito, os construtores de foguetes caseiros fabricam o verniz de nitrocelulose dissolvendo bolas de pingue pongue em acetona. O processo industrial análogo requer uma combinação de solventes de secagem rápida, como a acetona, com celulose. Essa celulose é inicialmente processada com a adição de ácido sulfúrico ou nítrico para amolecer as fibras, permitindo sua dissolução.

Verniz acrílico

De cor transparente e usado preferencialmente para madeiras de cores claras e macias, como a cinza e o vidoeiro, o verniz acrílico está ganhando popularidade. A maioria desses vernizes é feita de combinações de acetado butirato de celulose e resina acrílica, fazendo com que eles sejam conhecidos como " verniz acrílico CAB". A resina acrílica é um produto industrial derivado do ácido acrílico e do metacrílico.

Verniz catalisado

Popular nas indústrias de móveis e gabinetes, o verniz catalisado tem ganhado, recentemente, seu espaço entre os que têm como hobby os trabalhos em madeira. Quimicamente similar ao verniz de nitrocelulose, o verniz catalisado é produzido pela combinação de nitrocelulose com resinas derivadas da ureia. Para apurar o verniz, um elemento químico catalisador do ácido é combinado com o verniz. Esses vernizes estão disponíveis em variedades pré-catalisadas, nas quais o verniz é misturado com catalisadores no ponto de venda ou na fábrica, e nas pós-catalisadas, em que o usuário final mistura o catalisador antes de usar o verniz.

Escolhendo o verniz adequado

Para a maioria dos usuários, o verniz de nitrocelulose é a opção mais barata e rápida. Esse verniz apura rápido e é considerado durável. Infelizmente, o verniz de nitrocelulose pode craquelar e amarelar ao longo do tempo. Os verniz acrílicos são menos brilhantes do que os de nitrocelulose, mas são, geralmente, mais caros e não são tão flexíveis para alguns usos. Os vernizes catalisados oferecem a durabilidade do verniz de nitrocelulose combinada com a resistência ao craquelamento e ao amarelamento do verniz acrílico. Para os amadores, no entanto, os vernizes pré-catalisados precisam ser usados por completo antes do prazo de validade e os pós-catalisados devem ser misturados adequadamente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível