O que fazer se uma verruga começar a coçar e doer?

Escrito por jaime golden | Traduzido por mariana dsp
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que fazer se uma verruga começar a coçar e doer?
As verrugas podem ser descoloração inofensivas da pele ou uma perigosa forma de câncer (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Verrugas são fisicamente feias, causam desconforto e são fonte de preocupação. Se começar a coçar ou doer, é melhor procurar ajuda médica. Elas podem ser completamente inofensivas, como quando existem por anos e não causam nada, mas também podem ser muito perigosas. O tratamento para verrugas inclui a remoção ou observação de um médico ao longo do tempo.

Outras pessoas estão lendo

O que é uma verruga?

Verrugas são condições de pele que formam um crescimento benigno de células com coloração. Elas podem aparecer no início da vida, ou na segunda ou terceira década da vida de alguém. O número de verrugas aumenta se a pessoa passar muito tempo no sol, ter queimaduras graves na infância ou não tomar cuidados quando for se expor ao sol (como usar filtro solar, chapéus e uma cobertura apropriada). De acordo com o site Mole Melanoma, quanto mais verrugas a pessoa tiver, maior a possibilidade de contrair um melanoma maligno, uma forma de câncer de pele.

As verrugas podem ser perigosas?

Elas podem ser perigosas se tiverem assimetrias, irregularidades nas bordas, variações de cores ou apresentarem um aumento de tamanho. As verrugas assimétricas são desiguais e indicam que uma área está crescendo mais rápido do que a outra. Irregularidades envolvem bordas de aspecto indistinto ou não definido, o que indicam um crescimento descontrolado. Variações de cor, especialmente se houver o aparecimento de áreas vermelhas, cinzas ou brancas, devem ser medicamente avaliadas. As verrugas costumam ficar com o mesmo tamanho após os 20 anos de idade. Se o diâmetro mudar muito após essa idade, é importante que um médico a avalie.

Coceira nas verrugas

Além dos sintomas relatados acima, verrugas que coçam são motivos para avaliações médicas. Nem todas as causas da coceira estão relacionadas a condições médicas graves ou câncer. Elas podem ficar irritadas quando você se depila, coça-as ou pelo simples contato com as roupas. Se ela tiver a mesma aparência por anos e só começar a coçar após um incidente (como uso de giletes ou coceiras), pode não ser preocupante. Se a verruga for nova, não teve nenhum contato com giletes ou unhas, mas coça o tempo todo, consulte um médico.

Verrugas doloridas

Todas as verrugas com os sintomas relatados acima podem doer. A dor ou desconforto costuma ser o primeiro sinal notado quando se acha que a verruga pode ser perigosa. Por vezes, elas podem coçar, doer ou pulsar. Os médicos devem ser informados da localização, duração e gravidade da dor, ao conversar-se sobre a verruga.

Tratamento de verrugas

O tratamento para verrugas costuma envolver a remoção ou observação dela através do tempo. Os métodos de remoção incluem a excisão por lâminas ou por cirurgia. Com o uso de lâminas, o médico anestesia a área ao redor dela e usa um pequeno bisturi para cortar ao redor e abaixo da verruga. Na cirurgia, ela é completamente removida, com um pouco da pele e tecido ao redor. O médico usa um bisturi ou instrumento para punção e sutura o buraco que fica na pele. Se a verruga não for cancerosa ou preocupar o médico, ele pode optar por observá-la por algum tempo para ver as mudanças ocorridas, antes de optar pela cirurgia.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível