×
Loading ...

Verrugas em peixes dourados e Koi

Atualizado em 12 abril, 2017

Peixes dourados e koi são frequentemente chamados de peixes de lago, porque são duas raças populares geralmente compradas juntas para habitar o lago decorativo do quintal ou da lagoa. Como criaturas, no entanto, eles são suscetíveis a doenças, que podem infestar o lago se ele não for limpo ou aerado corretamente. Uma doença comum que resulta na formação de ferimentos similares a verrugas nos peixes é conhecido como linfocistos ou doença da carpa.

Os peixes de lago são suscetíveis a doenças que causam verrugas devido a vírus e bactérias (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Sobre

A doença resulta de uma infecção do vírus da herpes. Se o peixe a contrai, geralmente não é fatal, pois as verrugas e o vírus não são fatais. O local das verrugas que se desenvolvem, no entanto, pode causar desconforto ao peixe se o local for uma área necessária, como as guelras ou barbatanas. O vírus que causa as verrugas é facilmente transferido de peixe para peixe, então se houver muitos deles, ele se espalhará para os outros peixes da lagoa.

Loading...

Sintomas

O vírus causa a formação de verrugas nas escamas externas e nas guelras dos peixes. Essas verrugas parecem com pequenas bolas de cera. Depois de algumas semanas, elas diminuem de tamanho se o peixe não passar por muito stress ambiental, como flutuações bruscas no pH da água, salinidade ou metais.

Tratamento

O vírus da herpes, infelizmente, permanece com o peixe pelo resto da vida dele após a contração. Portanto, descascar as verrugas das escamas não é uma solução de longo prazo para curá-lo. Ao invés disso, o ambiente no qual o peixe vive deve ser tratado para remover o vírus. Se a água já não estiver sendo filtrada, passe toda a água do lago por um sistema de filtragem para remover pedaços físicos de comida ou detritos através dos quais o vírus pode viver e se alimentar. Também pode ser necessário desinfetar a água usando um sistema de filtragem UV ou choque de cloro.

Prevenção

Para prevenir que a doença se espalhe, não coloque muitos peixes no lago. Certifique-se de ter espaço o suficiente para que eles nadem sem manter contato com outros peixes. Mantenha o pH regulado em volta de 7. Flutuações bruscas no pH pode causar stress ao peixe, o que enfraquece seu sistema imunológico e o torna mais suscetível a contrair o vírus. A fonte principal do vírus da herpes para peixes de lago é a introdução de um peixe já doente no novo ambiente. Na compra do seu novo peixe dourado ou koi, pergunte ao proprietário anterior se há sintomas observados da doença.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...