Vespa preta e vespa do barro

Escrito por will gish | Traduzido por aline elias
Vespa preta e vespa do barro
A grande vespa preta é tecnicamente um tipo de vespa do barro (wasp 4 image by mdb from Fotolia.com)

As vespas "Sceliphron caementarium", mais comumente conhecidas como amassadoras de barro, são nativas da América do Norte. Junto com a grande vespa preta, as vespas do barro pertencem a um grupo único de agressivas vespas de caça que apresentam diferentes comportamentos e habitats das vespas sociais comuns, como as jaquetas amarelas. Elas são encontradas em todo os Estados Unidos, em lugares como Texas, Iowa, Ohio, Missouri e Vermont. Embora esses dois tipos estejam relacionados um ao outro, elas são diferentes o suficiente para comparação.

Taxonomia

Taxonomia é uma maneira elegante de dizer classificação científica. O nome científico para a grande vespa preta é Sphex pennsylvanicus. Isso significa que a espécie é conhecida como pennsylvanicus e que pertence ao gênero Sphex. O gênero Sphex pertence por sua vez à família Sphecidae. As vespas do barro pertencem a essa mesma família, mas não são uma espécie, e sim um punhado pertencente a diferentes gêneros. As espécies incluem as vespas azuis (Chalybion californicum), preta e amarela do barro(Sceliphron caementarium), além das Trypoxylon politum e Trypoxylon clavatum.

Características físicas

Todas as espécies da família Sphecidae de vespas são insetos cintura de linha. Insetos como essa característica são aqueles com uma grande cabeça e tórax ligado a um grande abdômen e ferrão por uma cintura alongada e fina. A grande vespa negra, como o nome indica, é toda preta da cabeça até o ferrão e as asas. As do barro variam na cor de azul metálico a preto, com destaques laranja e preto-e-amarelo. Muitas vezes, a cor desse tipo é indicada pelo seu nome. Vespas Sphecidae medem aproximadamente de 1,25 a 3,1 cm de comprimento.

Comportamento

As vespas do barro e as pretas são insetos solitários. As primeiras são caçadoras, já as segundas cavam buracos no chão, matando e empilhando gafanhotos e grilos nesses buracos para botar seus ovos nos cadáveres. Outras espécies do barro matam aranhas e cigarras e colocam ovos neles. Alguns consideram esses insetos benéficos porque matam espécies nocivas aos seres humanos, tais como viúvas negras. Como as do barro não são vespas sociais, elas não têm colônias para proteger e não são, portanto, agressivas. Elas só picam os humanos quando tocadas.

Hábitos

Ao contrário de insetos sociais, esses dois tipos de vespa não vivem em colônias. Em vez disso, vivem em habitações individuais construídas principalmente de barro. Essas habitações assumem várias formas. As vespas "de órgão", por exemplo, constroem tubos que se assemelham a tubos de órgão. As habitações dessas vespas são geralmente encontradas sob beirais ou nas paredes. Uma vespa fêmea constrói vários tubos, um em que ela viverá e outro em que ela encherá as aranhas nas quais ela põe os ovos.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível