As vestes católicas tradicionais

Escrito por amber d. walker | Traduzido por sabrina queiroz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
As vestes católicas tradicionais
Vestes católicas são geralmente usadas durante os deveres oficiais (catholic participle image by fotosergio from Fotolia.com)

As vestes tradicionais da Igreja Católica Romana têm se desenvolvido ao longo dos séculos. Alguns padres em paróquias católicas modernas optam por usar poucas roupas tradicionais enquanto fazem a missa, bençãos e orações, enquanto outros preferem usar as vestes completas. As roupas católicas não são apenas feitas com certos tipos de tecidos, mas também com certas cores, que mudam de forma a coincidir com as celebrações durante o ano.

Outras pessoas estão lendo

História

Antes do governo do Imperador Constantino, os padres usavam roupas normais enquanto celebravam as missas ou enquanto exerciam suas funções oficiais. Após a conversão de Constantino ao cristianismo, a ideia de que a vestimenta comum de um padre deveria ser separada das roupas normais tornou-se mais popular, particularmente na Europa ocidental. Muitos dos elementos das vestes tradicionais foram criados durante este período, embora alguns tenham sido eventualmente abandonados.

Vestes sacerdotais

Há varias peças tradicionais para sacerdotes católicos. Uma raramente vista no século XXI é o amito, um pedaço de linho branco usado ao redor dos ombros. O mais comum é a alva, também feita de linho branco. A alva cobre todo o corpo e é usada de acordo com as outras vestes, mas com roupas normais de sacerdotes. A alva é cercada pelo cíngulo, uma corda trançada geralmente feita de linho, seda ou lã amarrada ao redor do corpo. O manípulo, um pedaço estreito de tecido usado sobre o braço como toalha de garçom, é raramente usado hoje em dia. O mais observado é a estola, uma vestimenta usada pelo sacerdote ao redor de seu pescoço e ombros. O mais proeminente é a casula, um manto longo ricamente decorado do lado de fora de toda a vestimenta. As casulas tradicionais são obrigadas a ter uma cruz nas costas e podem ser bordadas. As cores mudam de acordo com a época e com a celebração. O verde é usado normalmente, enquanto que o roxo é a cor para o Advento. O preto pode ser usado em dias normais e a vermelha no Domingo de Ramos, Pentecostes, Festas de mártires e as celebrações da Paixão de Cristo.

Vestes de Bispo

Bispos católicos também têm suas próprias vestes tradicionais. Um que ainda é usado é a mitra, um chapéu pontudo no alto da cabeça. O outro é o anel do bispo, usado sobre um outro tipo de vestimenta tradicional, a luva do bispo. Bispos ainda usam mozetas, uma capa curta usada sobre os ombros, quando não estão exercendo funções oficiais. Cardeais, abades e o papa também usam mozetas.

Simbolismo

Além do seu apelo histórico e estético, as vestes católicas tradicionais são feitas para simbolizar os vários deveres e qualidades de padres e bispos. A alva simboliza a pureza, enquanto o cíngulo, além de amarrar a alva confortavelmente, simboliza o celibato sacerdotal. O manípulo foi feito para mostrar a força e a resistência. A estola, também usada historicamente por juízes, mostrava o poder e a autoridade do sacerdote.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível