×
Loading ...

Como fazer vestes de um legionário romano

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O legionário romano era o soldado de infantaria do exército romano e conhecido por sua túnica vermelha e armadura brilhante. Vestir-se como um legionário romano para o Dia das Bruxas ou uma festa a fantasia é a certeza de destacar-se de todos os outros, apesar de ser um traje usado melhor em climas quentes, pois seus pés ficarão nus. Certifique-se de completar a roupa com sandálias de couro para obter um visual autêntico.

Instruções

O legionário romano era conhecido por todo o mundo antigo (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

    Fazendo a armadura

  1. Faça a túnica vermelha básica do legionário romano usando uma camiseta vermelha extra grande, que seja longa o suficiente para cair até a metade da coxa.

    Loading...
  2. Meça, marque e corte dois retângulos de papelão ondulado, cada um com 60 cm x 50 cm, para fazer a parte frontal e traseira da armadura peitoral (ajuste o tamanho de acordo com o tamanho do usuário).

  3. Marque o ponto central de um lado de 50 cm do papelão cortado, meça e marque 10 cm de cada lado dele. Faça uma medida 10 cm abaixo dessas marcações, para fazer um quadrado que tenha 20 cm de cada lado. Corte o quadrado para a gola da armadura. Repita na outra parte do papelão.

  4. Corte dois pedaços de papelão ondulado de 15 cm x 25 cm. Coloque os pedaços maiores de papelão de frente ao buraco da gola e distancie as peças em 15 cm. Coloque o papelão que você acabou de cortar deitado, para que as extremidades fiquem equalizadas sobre cada ombro das peças maiores. Prenda-os no lugar com dois prendedores de latão (disponível em lojas de materiais de escritório) em cada extremidade. Corte dois pedaços de papelão de 30 cm x 2,5 cm, para alças da cintura. Experimente a armadura. Use as alças de cintura para manter a armadura no lugar sobre o estômago, prendendo-a com um prendedor de latão nos cantos inferiores da parte da frente e em seguida, puxando o mais apertado quanto necessário, antes de inserir outro prendedor sobre a peça traseira.

    Fazendo um elmo

  1. Faça um círculo de 38 cm de diâmetro em papelão ondulado e corte-o. Desenhe uma linha ao longo do meio do círculo e corte-o. Dobre 2,5 cm nas bordas retas e prenda-as com prendedores de latão, para criar um elmo básico.

  2. Para os protetores de bochecha, corte duas seções de papelão. Faça-os longos o suficiente para chegar ao queixo (aproximadamente 20 cm) e com 5 cm de largura. Cole-os no elmo.

  3. Pinte o elmo e a armadura de prata com um pincel.

    Finalizando a fantasia

  1. Corte uma espada de papelão com uma lâmina reta de 50 cm de comprimento por 5 cm de largura e um ponto triangular (a espada curta romana, "espada para esfaquear" era usada pela infantaria). Faça a guarda com 10 cm de largura x 2,5 cm, e a alça de 10 cm de comprimento x 2,5 cm de largura. Pinte de prata e deixe secar.

  2. Coloque a túnica vermelha, a armadura e o elmo. Aperte um cinto de couro ao redor de sua cintura. Coloque o outro sobre seu ombro esquerdo, e envolva-o de modo que fique sob o cinto ao lado direito, e prenda-o. Deslize a espada através do cinto.

  3. Complete a fantasia de legionário romano com um par de sandálias.

Loading...

O que você precisa

  • Camiseta vermelha
  • Papelão ondulado
  • Fita métrica
  • Lápis
  • Tesoura
  • Prendedores de latão
  • Cola
  • Tinta
  • Cinto de couro
  • Sandália

Referências

Loading ...
Loading ...