O que as pessoas vestiam nos anos 1950 e 1960

Escrito por erica varlese | Traduzido por maria julia castro
O que as pessoas vestiam nos anos 1950 e 1960
Duas décadas com grandes diferenças na moda (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

As décadas de 1950 e 1960 experimentaram uma grande quantidade de mudanças culturais e políticas. Na década de 1950, a Segunda Guerra Mundial tinha acabado de terminar e a ameaça de expansão comunista pairava na mente do público. Na década de 1960, grupos contra-culturais experimentaram arte, drogas, música e amor livre. A moda entre estas décadas diferia drasticamente, cada uma representando os tempos que mudavam rapidamente, da sua própria maneira.

Estilo masculino dos anos 1950

Muitos homens dos anos 1950 vestiam-se de maneira mais conservadora do que hoje em dia. Homens adultos muitas vezes usavam uma roupa mais formal para o local de trabalho, incluindo ternos de flanela em tons cinzas, marrons-escuros e azuis-escuros. As gravatas dos homens também tendiam a serem usadas ​​em cores mais escuras e cintos e gravatas finos eram o estilo popular. Para um look mais descontraído, vestirem cardigãs com calças cáqui era comum e a maioria dos homens usava um chapéu sempre que saia de casa.

Entre adolescentes, a moda foi muitas vezes inspirada em filmes populares e programas de TV. Jeans e camisetas com tênis, como aqueles usados ​​por James Dean, em "Juventude Transviada", foi um estilo ostentados por garotos menos conservadores.

O que as pessoas vestiam nos anos 1950 e 1960
Cardigãs, conservadorismo e cores escuras foram uma marca dos anos 1950 (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Estilo feminino dos anos 1950

A vestimenta feminina na década de 1950 refletia a moral conservadora da época. Vestidos modestos com cinturas marcada eram comuns para mulheres e adolescentes. Saltos altos e luvas para mulheres adultas eram comuns e colares de pérolas e estolas de pele eram artigos de luxo.

Adolescentes comumente usavam saias poodle e sapatos de sela. Saias poodle eram saias circulares feitas de feltro com apliques de poodle e lantejoulas. Sapatos de sela eram sapatos baixos usados ​​para dançar. Eles eram brancos com preto, os lados envernizados e os cadarços, brancos. Meninas mais rebeldes desafiaram as normas de gênero e usavam calça jeans, como os meninos. Meninas muitas vezes usavam o cabelo em rabos de cavalo ou ondulados. Meninas pequenas muitas vezes usavam vestidos e os cabelos em cachos.

O que as pessoas vestiam nos anos 1950 e 1960
A moda feminina nos anos 1950 foi bastante delicada (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Moda masculina nos anos 1960

O estilos dos homens na década de 1960 refletia as mudanças culturais dos tempos. Em vez de trajes de negócios conservadores e tradicionais, ternos masculinos começaram a chegar em uma ampla variedade de cores brilhantes, usados com camisas florais e gravatas brilhantes que eram mais largas do que aquelas usadas ​​na década de 1950. Para as roupas de finais de semana, camisas de esportes tornaram-se cada vez mais populares, com muitos homens vestindo camisas polo. Os padrões geométricos e cores brilhantes chegaram como o estilo e tornaram-se parte do uso diário.

Os jovens rebeldes e contra-culturais, conhecidos como hippies, buscavam a liberdade no vestir. Com uma mentalidade "vale-tudo", eles geralmente usavam jeans largos -- conhecidos como boca de sino -- e coletes com franjas e estampas. Alguns meninos começaram a usar o cabelo comprido, um estilo que se tornou popular pela banda de rock, The Beatles.

O que as pessoas vestiam nos anos 1950 e 1960
Os anos 1960 tiveram um estilo característico para todos, desde o empresário até o rebelde (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Estilo feminino dos anos 1960

A moda feminina passou por mudanças drásticas nos anos 1960. No inicio da década, novas modas. como a minissaia, botas de vinil e cabelos bufantes, estavam tornando-se muito populares. As mulheres mostravam mais pele do que no passado, usavam maquiagens mais coloridas, incluindo delineadores e batom rosa-claro e incorporavam as cores brilhantes e estampas variadas a seus armários, assim como a estampa paisley. A modelo britânica Twiggy representou o look da moda, com seus cabelos curtos, aparência magra com olhos grandes e saias curtas.

Mais tarde, na mesma década, uma aparência mais natural se tornou popular ao que o feminismo se fez presente na consciência pública. Muitas mulheres mais jovens usavam o cabelo longo, sem tinturas ou amarrados para cima. Saias de camponesa com estampas suaves se tornou popular entre as jovens menos conservadoras. Calças boca de sino também eram comuns. Óculos de sol, cintos e joias grandes e grossas foram empilhados sobre como acessórios boêmios.

O que as pessoas vestiam nos anos 1950 e 1960
O estilo feminino dos anos 1960 teve dois extremos bem diferentes (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)
Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível