O que as pessoas vestiam na década de 80 nos EUA

Escrito por helen fitzgerald | Traduzido por renan cavalcanti sobreira
O que as pessoas vestiam na década de 80 nos EUA
Os cabelos extravagantes eram populares na década de 80 (Dick Luria/Photodisc/Getty Images)

A moda usada nos anos 80 ficou conhecida como a década "esquecida pelo bom gosto" e do excesso. Como anteriormente, a moda durante os anos 80 foi influenciada pelos ícones da cultura pop da música, cinema e televisão, assim como as tendências sociais e econômicas.

Roupas populares

Com o advento da MTV, artistas como Madonna e Michael Jackson e seus vídeos musicais influenciaram muito estilos novos de roupa, inclusive as minissaias, roupas íntimas usadas como roupa externa, meias arrastões, luvas sem dedos, jaquetas de couro e calças de paraquedas. As roupas influenciadas pelo heavy metal, glam metal, punk, rap and British pop também surgiram nessa época. As peças de dança em elastano e lycra, como os conjunto de saia e leotard, as calças de ginástica, as camisas super grandes, as calças de moletom e as polainas tornaram-se roupas casuais populares após o filme "Flashdance"; o vídeo musical "Physical" de Olivia Newton-John, o programa "Fame" e o lançamento dos vídeos de malhação de Jane Fodas influenciaram os estilos populares.

Moda corporativa e casual

Os anos 80 também foi um ano de explosão econômica, em que mais mulheres foram vistas entrando integralmente no mercado de trabalho. O "Power dressing" (em tradução literal, "Roupa poderosa") tornou-se sinônimo de ambição para os executivos que competiam para subir a escada corporativa, com os ombros largos e ternos feito sobre medida com ombreiras de estilistas como Donna Karan, Ralph Lauren e Georgio Armani, conhecidos entre os homens e mulheres. As série de televisão "Magnum PI" e "Miami Vice" tornaram as camisetas sobre os paletós de estilistas e os casacos esportivos, os bigodes, camisetas havaianas e o mocassim tendências entre os homens.

Penteados

Segundo a estilista e artista Lisa Telo, os penteados assimétricos eram tendência nos anos 80, como os mullets, que eram mais curtos nas laterais e no topo da cabeça, porém mais longos atrás, e que podiam ser, às vezes, entrelaçados ou enrolados em um rabinho. Outra tendência tanto para os homens quanto para as mulheres era os cabelos com permanente, ondulados, desfiados e volumosos que eram feitos com a ajuda de grandes quantidades de musse e spray fixador, como os penteados usados pelas bandas de rock Poison e Bon Jovi. Michael Jackson popularizou os cabelos encaracolados entre os afro-descendentes americanos. As cores de cabelo populares durante os anos 80 eram o loiro branco, vermelho ameixa, borgonha e outros tons vibrantes, usados pelas garotas do grupo Bananarama e pela cantora Cyndi Lauper.

Sapatos e acessórios

De acordo com a historiadora de moda Pauline Weston Thomas, as roupas usadas pelas personagens nas novelas "Dallas" e "Dynasty" influenciaram a década de 80. As bijuterias grandes, chamativas e espessas, bem como os botões de ouro, pérolas e diamantes ficaram popular -- uma tendência chamada de "excessórios", reflexo do excesso de riqueza da época. As botas de Doc Marten viraram tendências entre homens e mulheres, sendo usada com vestidos florais e até jeans rasgado. O aumenta da popularidade do hip hop entre os círculos musicais mais comuns com a chegada de grupos como Run DMC e o surgimentos de ícones esportivos como o jogador de basquete Michael Jordan, fizeram com que os tênis da Converse, Adidas e Nike virassem acessórios de moda que saíram das quadras para as ruas.