Mais
×

Como fazer um vestido acinturado e com volume na saia

Atualizado em 20 julho, 2017

Um vestido acinturado e volumoso na saia proporciona um visual arrumado, uma silhueta marcada e valoriza muitos formatos de corpo. Existem algumas formas de se acinturar um vestido e fazer a saia ficar mais volumosa.

Instruções

Este é um exemplo de vestido acinturado e com saia volumosa (Jack Hollingsworth/Photodisc/Getty Images)

    Unindo as peças

  1. Faça uma reta com linha de costura a 0,5 cm do topo da saia inacabada. Use o ponto mais longo da sua máquina de costura ou alinhave à mão. Não use pesponto. Deixe as pontas do fio em ambos os lados. Quando você encontrar uma costura, arrebente os fios e deixe-os longos, porque é difícil unir através de duas espessuras de tecido. Faça outra linha de costura paralela a 0,5 cm abaixo da primeira linha e idêntica a ela, novamente deixando os fios longos.

  2. Gentilmente puxe todas as pontas dos fios. Puxe um fio com uma mão e amasse o tecido com a outra. Se você usou uma máquina de costura, puxe o fio da bobina (parte inferior), em vez do superior. Puxe até a peça ficar do mesmo tamanho daquela à qual você está unindo com a costura -- cinta, corpete ou parte superior do vestido.

  3. Costure as peças no local logo abaixo da segunda linha da costura. Em seguida, costure-as ao cós. Ajeite os pontos.

    Fazendo a saia ficar mais volumosa

  1. Certifique-se de que você cortou a saia de forma a fazê-la o mais volumosa possível. Cortes com volume incluem saias círculo, que irão avolumar-se naturalmente, e saias costuradas conforme mostrado acima.

  2. Adicione camadas, entretelas ou forros na saia. Essas camadas adicionais irão dar o contorno da saia e do corpo.

  3. Use saias de baixo e enxertos.

  4. Nunca subestime o poder do tule. O tule é um tecido duro, muitas vezes usado em roupa formal e saias de baixo volumosas para fazer saias e vestidos se destacarem. Use tule em uma saia de baixo, em uma camada interior ou do lado de fora da própria saia.

Dicas

  • Se a sua saia ainda não está cheia o suficiente, transforme-a em uma balonê. Tal estilo possui uma camada dupla construída de forma a ficar extremamente volumosa. A cintura pode ficar mais marcada com esse tipo de saia.
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article