Como fazer um vestido cigano tradicional

Escrito por gail cohen | Traduzido por agmar vitti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer um vestido cigano tradicional
Vestido cigano? Audacioso, sexy e colorido (© Wordpress)

Mesmo que você não conheça uma romni (mulher cigana casada) com um diklô (o lenço colorido que as ciganas usam na cabeça), fazer um vestido cigano será tão divertido quanto usá-lo — desde que você possua as habilidades de costura para seguir a estas simples instruções. As roupas ciganas tradicionais são dramáticas e sexys de parar o trânsito, então desperte seu artista interior para que o produto final seja tão colorido quanto um vestido cigano real. Escolha tecidos e traços que melhor se adequem ao seu corpo, já que existem muitos tipos de vestimentas ciganas que são ideais para compor o visual autêntico do velho mundo. Mas não queira ser tão fiel ao estilo cigano a ponto de acidentalmente substituir sua tesoura por uma cimitarra (arma parecida com uma faca) ou mesmo seus melhores amigos dirão que você foi longe demais.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Modelo
  • Tecidos para a blusa/saia ou vestido
  • Máquina de costura
  • Linhas
  • Alfinetes retos e tesoura serrilhada
  • Tecido para fazer o lenço de cabeça quadrado tradicional (diklô)
  • Bijuterias e acessórios ciganos
  • Tecido para fazer um colete ou corpete (opcional)
  • Material para fazer um xale com franjas (opcional)

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Escolha um modelo que melhor se adeque a seu corpo e ao visual que deseja. Os modelos (Simplicity, McCalls ou Butterick) podem te indicar a direção certa mas, uma vez que vão deixando de ser usados com o passar do tempo, leve uma lista quando for às compras. As lojas oferecem versões diferentes de vestidos ciganos tradicionais.

    Como fazer um vestido cigano tradicional
    Existem diversos modelos de vestidos ciganos (David De Lossy/Photodisc/Getty Images)
  2. 2

    Compre os tecidos mais coloridos que encontrar nas prateleiras de sua loja favorita, mas atenha-se às cores sólidas. Ciganos não fazem roupas com tecidos estampados. Mantenha um espectro de cores tradicionais, evitando os tons de terra e preferindo as cores vibrantes, como o azul, o verde, o rosa, o vermelho, o castanho, o marrom, o amarelo e o laranja. No apogeu das maiores sociedades ciganas da Europa, a tinta preta era muito cara e, por isso, não a inclua em sua palheta. Da mesma forma, evite usar tecidos reais vermelhos pois, no velho mundo, o vermelho era associado ao sangue — é uma cor que indica má sorte.

    Como fazer um vestido cigano tradicional
    Escolha cores vibrantes (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  3. 3

    Usando o modelo de sua escolha, espalhe o tecido em uma espaçosa superfície de trabalho ou no chão, se você não tiver muito espaço. Prenda com alfinetes os pedaços do molde de tecido de acordo com as instruções. Use uma tesoura serrilhada para cortar seções a partir dos grampos para evitar que as bordas do material desfiem e, quando os pedaços estiverem cortados, alise-os com ferro de passar roupas — especialmente se escolher uma saia em camadas.

    Como fazer um vestido cigano tradicional
    Espalhe o tecido em uma espaçosa superfície de trabalho (Thinkstock/Comstock/Getty Images)
  4. 4

    Prepare sua máquina de costura passando os fios de cores que se combinem com o tecido e costure todas as partes do molde de acordo com as instruções. Se o seu modelo apresentar uma saia em camadas, certifique-se de manter a mesma largura dos pontos, e assim você não acabará com o tecido franzido. Tradicionalmente, as ciganas vestem várias saias ao mesmo tempo e, então, se você estiver trabalhando com um modelo de duas peças e gostar da ideia de uma vestimenta bem precisa, faça várias saias.

    Como fazer um vestido cigano tradicional
    Há modelos com saias em camadas (Thinkstock/Comstock/Getty Images)
  5. 5

    Complete a estrutura de seu vestido ou blusa e saia adicionando adornos quando for o caso, e complete com os elementos costurados à mão necessários ao término da vestimenta. Alinhave os adornos, prenda e fixe as bainhas. Se o seu corpete tem ombros à mostra ou decote, use um cordão decorativo de uma cor complementar ou elástico passado pela bainha ao redor da parte de cima do corte da blusa.

    Como fazer um vestido cigano tradicional
    Complete a roupa adicionando adornos (Thinkstock/Comstock/Getty Images)
  6. 6

    Considere adicionar também um brocado, tapeçaria ou um colete bastante bordado ao conjunto, mas se você desejar levar a ideia ao extremo, estará seguindo a tradição se fizer o colete de couro ou pele. Não é nada agradável trocar os acessórios de costura de uma máquina, mas lembre-se de que a tradição é a palavra chave aqui, e então se estiver muito inspirada, use estas ideias. Você também vai encontrar espartilhos com barbatanas luxuosamente feitos à mão com ilhoses entrelaçados com cordões decorativos sobre uma blusa simples que se sobrepõe a uma saia cigana. Então, se a ideia te agrada, adicione-a ao seu projeto.

    Como fazer um vestido cigano tradicional
    Os adornos farão a diferença (David De Lossy/Photodisc/Getty Images)
  7. 7

    Costure o lenço de cabeça que estiver de acordo com o seu modelo. Se você for uma romni, irá querer usar um diklô — bandana quadrada de cor complementar para usar sobre os cabelos. Moças solteiras ciganas podem também usar um lenço com o formato de cachecol para prender os cabelos. Chapéus no estilo muffin, echarpes e grinaldas podem parecer vestes de feiras renascentistas, mas estes adornos para cabeça não seguem o estilo cigano e, por isso, não entre nessa.

    Como fazer um vestido cigano tradicional
    Escolha o tipo de adorno para a cabeça (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  8. 8

    Monte seu traje tradicional fazendo ou comprando um grande xale com franjas e opte por pés descalços — ou vá ao outro extremo e calce botas com laços. Abuse de amuletos, tornozeleiras com guizos e bijuterias para as mãos. Use também o brinco mais comprido e mais chamativo que encontrar. Suavize sua maquiagem; ciganas não pintam as unhas ou tingem os cabelos.

    Como fazer um vestido cigano tradicional
    Abuse de amuletos, tornozeleiras com guizos e bijuterias para as mãos (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Dicas & Advertências

  • Atrás do visual perfeito, as mulheres acabam confundindo o estilo cigano com o de camponesa ou o de mulheres de harém. Existem algumas semelhanças e os padrões podem se misturar para criar estilos diferentes, mas o estilo cigano é único, bem como sua cultura.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível