Mais
×

Como fazer um vestido para iniciantes

Atualizado em 20 julho, 2017

Se você compra um tecido bonito e trabalha várias horas com dedicação e cuidado, é certo que o resultado final será um vestido bem feito. Um vestido tubinho, sem mangas, de gola canoa e com zíper nas costas delineia os contornos do corpo graças a pences longas e bem formadas. É um projeto excelente para escolher se você quer se familiarizar com as técnicas básicas de corte e costura.

Instruções

Uma fileira de botões coloridos acentua o fecho lateral nesse vestido (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)
  1. Leia a tabela de instruções e as informações de metragem antes de comprar tecido e aviamentos. Para um projeto de iniciante, use um algodão de espessura média ou um tecido misto com linho em cor única ou uma estampa uniforme. Compre linha que combine com o tecido, um zíper e uma pequena quantidade de entretela autocolante.

    Tecidos adequados vêm em todas as cores e estampas imagináveis (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  2. Retire o molde do envelope e desdobre as folhas de papel de seda que contêm todas as partes do molde. Corte as peças. Selecione apenas as peças necessárias para o vestido. Para um tubinho simples, procure a frente, as costas, e as vistas do decote e das alças.

    Leve cartões de referência de cor com você quando fizer compras (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)
  3. Estenda o tecido numa superfície grande de trabalho. Siga as instruções de posicionamento do molde. A frente do vestido é cortada na dobra, então dobre o tecido no sentido do comprimento com o lado estampado (direito) e bordas laterais juntos. Alfinete as peças restantes alinhando as setas que indicam o fio no molde com as laterais do tecido.

    Corte o tecido com tesoura de picotar para que as margens de costura não desfiem (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)
  4. Corte cada peça como indicado. Com giz de alfaiate, marque as linhas de costura das pences do lado do avesso, não estampado, seguindo o diagrama no molde. Use a parte das vistas do molde para cortar a entretela. Seguindo as instruções do do produto, aplique a entretela ao avesso das vistas com o ferro quente.

    Giz de alfaiate é um termo genérico para o material feito de cera e giz usado para marcar o tecido (Comstock/Comstock/Getty Images)
  5. Alfinete e costure as pences. Pences longas frontais formam uma elipse e o ponto mais profundo é na cintura. Cada parte se curva e se afina até desaparecer sob o busto e sobre a parte mais cheia dos quadris. Pences laterais começam largas na folga da costura e se afinam até logo abaixo do busto. Pences traseiras dos ombros acomodam as clavículas e permitem liberdade de movimento. Passe as folgas das pences para o lado de fora da roupa ou, no caso da pence lateral, para baixo.

    Cada vestido tem pences bem colocadas que fazem as roupas se ajustarem ao corpo (Creatas/Creatas/Getty Images)
  6. Ajuste o ponto da máquina para extra-longo. Alfinete o lado direito com o direito e faça a costura central da borda do decote até o fim da abertura do zíper. Mude o ponto para médio e costure do zíper até a barra. Abra as costuras com o ferro. Coloque o pé de zíper na máquina de costura. Aplique o zíper central de acordo com as instruções do pacote e remova os alinhavos. O zíper deve deslizar suavemente e seus dentes não devem ser obstruídos pelo tecido.

    Um zíper centralizado tem abas de igual tamanho de cada lado, as quais se encontram no meio (Jeffrey Hamilton/Photodisc/Getty Images)
  7. Alfinete direito com direito e costure os ombros e a vista do decote, começando do decote e costurando até a ponta do ombro de cada lado. Abra as costuras a ferro. Aplique a vista ao decote e costure ao longo da linha demarcada. Picote a folga de costura nas partes curvas, com cuidado para não cortar os pontos. Costure a vista às costuras dos ombros à mão. Aplique as vistas das alças da mesma maneira, deixando as costuras laterais abertas.

    As vistas do decote e das alças estabilizam e fortificam essas aberturas tão utilizadas (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  8. Alfinete direito com direito e costure as laterais, fazendo coincidir as bordas das vistas, das alças, marcações e bordas da barra. Picote cuidadosamente a curva da cintura, e passe as folgas das costuras em direção às costas do traje. Vire as vistas das alças e prenda-as às costuras dos ombros e laterais. Experimente o vestido e peça a alguém para ajudar a marcar a barra. Dobre, costure e passe a barra. Dê uma passada final no vestido.

    Deixe uma amiga ajudar a marcar a barra (Maria Teijeiro/Photodisc/Getty Images)

Dicas

  • Mantenha sua máquina de costura limpa, bem lubrificada e pronta para cada projeto com uma agulha nova.
  • Compre um livro de referência de costura fácil de entender e sempre o consulte.
  • Mantenha sua área de trabalho organizada e sua tesoura afiada.

Aviso

  • Não planeje usar o vestido no dia seguinte ao que comprou o tecido.
  • Encolha tecidos com algodão para evitar um caimento ruim depois que o vestido estiver feito.
  • As margens de costura não são finalizadas de maneira limpa nesse projeto.
  • Mantenha suas ferramentas e suprimentos de costura longe de crianças e animais.

O que você precisa

  • Molde de vestido: McCall 9172, Simplicity 2404, Butterick 5277, Vogue 8278, Burda 7972 ou New Look 6021
  • Tecido
  • Entretela autocolante
  • Zíper
  • Giz de alfaiate
  • Máquina de costura
  • Pé para zíper
  • Kit de costura
  • Ferro a vapor e tábua de passar
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article