Mais
×

Como fazer um vestido de tafetá para formatura ou coquetel

Atualizada November 21, 2016

Um vestido de formatura feito em casa não se parece com nenhum outro vestido do baile. Uma das vantagens de confeccioná-lo em casa é a possibilidade de escolher a cor que melhor combina com o seu tom de pele. O tafetá é perfeito para criar saias armadas para esse tipo de vestido. Essas saias ficam com um caimento ótimo com o acréscimo de uma combinação de entretela.

Instruções

Um vestido de formatura feito à mão garante um modelo exclusivo para o evento (Jenny Acheson/Stockbyte/Getty Images)

    Preparação

  1. Vá a um shopping de tecidos e encontre um molde para vestido de formatura ou de coquetel. Seguindo as recomendações nas costas do envelope, escolha o tecido e o forro para o vestido. Aproveite para comprar todos os artigos necessários, inclusive agulhas para máquina de costura, linha e alfinetes para seda.

  2. Corte com tesoura todas as partes do molde para o vestido. Leia as instruções relativas à colocação de cada peça no tecido. Estenda o painel de corte em uma superfície plana. Coloque jornais em cima dele, e em seguida estenda o tecido de acordo com as instruções do molde. Terminada essa etapa, use alfinetes para prender cada peça do molde ao tecido e à folha de jornal. Corte as peças do molde usando a linha pontilhada como referência. Repita o mesmo procedimento para o pano do forro.

  3. Use os marcadores em cada uma das peças cortadas, ligando as linhas pontilhadas no molde do tecido e no forro. Leia de novo as instruções antes de iniciar a confecção do vestido.

    Confecção

  1. Muitos moldes começam com a confecção da parte de cima do vestido. Se houver costuras nos ombros, prenda-as com alfinetes, seguindo as linhas pontilhadas no tecido e alinhave-as na máquina de costura. Repita esse procedimento com o tecido do forro. Para vestidos tomara-que-caia, comece confeccionando as costuras laterais. Prenda com alfinete as costuras laterais da frente e das costas do lado direito, seguindo as linhas pontilhadas, e costure-as na máquina. Repita esse procedimento com o forro.

  2. Com os lados direitos do tecido face a face, coloque alfinetes na parte superior do vestido e do forro, ligando todas as linhas pontilhadas. Costure as duas peças do tecido uma à outra. Se houver curvas no decote, corte o tecido bem próximo à linha da costura. Faça um reforço, costurando o forro na folga da costura da parte superior do vestido. Passe o decote a ferro.

  3. Prenda a base do top ao forro usando alfinetes. Alinhave o forro e a parte de baixo do vestido com uma costura de 1,5 cm.

  4. Comece a confecção da saia colocando o lado direito do tecido ao lado direito da saia, ligando as linhas pontilhadas nesse processo. Alinhave o lado direito da saia. Do lado esquerdo, faça o mesmo e observe o ponto de parada do zíper. Em seguida, alinhave o lado esquerdo da saia, certificando-se de parar no ponto indicado.

  5. Faça a bainha da saia dobrando a base 1 cm do lado do avesso do tecido em direção à parte de cima da saia. Pressione à medida que avança. Repita esse procedimento, usando alfinetes para prender a bainha. Alinhave a bainha na parte de cima da dobra.

  6. Alinhave a parte de cima da saia. Use alfinetes para prendê-la à base do vestido, com os lados direitos do tecido face a face e usando a linha pontilhada como guia para a colocação. Alinhave, deixando uma folga de 1 cm de cada lado.

  7. Pressione a folga de 1 cm de cada lado da costura virada para dentro do vestido. Abra o zíper. Use alfinetes para prendê-lo à parte de dentro do tecido do vestido dos dois lados. Alinhave o zíper na parte de baixo, do lado esquerdo. Certifique-se de que a agulha está no zíper, levante o pé da máquina e vire o zíper para a direita. Em seguida, alinhave a costura direita. Feche o zíper e vire-o para você. Alinhave-o usando como referência a linha da costura.

  8. Prenda o forro com alfinetes no outro lado da linha-guia da costura. Abra o zíper. Prenda o lado esquerdo com alfinetes, usando a linha da costura do zíper no lado de fora do vestido como referência. Repita esse procedimento no lado direito do zíper.

  9. Para uma costura em ziguezague, ajuste a máquina na largura certa e alinhave junto à folga da costura para a saia e o top. Pressione o tecido em direção à saia. Costure à mão o colchete e a colcheta acima do zíper. Corte as sobras de costuras.

Dicas

  • Use alfinetes para prender o molde no tafetá e no forro com jornal, para evitar que os tecidos escorregadios saiam do lugar ao serem cortados. Alfinetes para seda são curtos e muito afiados, sendo mais apropriados para tecidos escorregadios, pois não escapam como os alfinetes comuns.
  • As agulhas de máquina número 7 são mais adequadas para tecidos mais finos, como sedas, tafetás e tecidos de forro.
  • Fazer uma costura de reforço melhora o caimento do forro sob o tecido do decote.

Avisos

  • Usar o tamanho errado de agulha pode causar danos ao tecido durante o processo de costura.
  • Certifique-se de que o ferro de passar está adequadamente ajustado ao tipo de tecido, fazendo um teste com um retalho do tecido do vestido.

Coisas Necessárias

  • Molde
  • Tecido de tafetá
  • Tecido para forro
  • Máquina de costura
  • Agulhas de máquina número 7
  • Linha
  • Alfinetes para seda
  • Painel para cortar
  • Jornal
  • Marcador
  • Colchete e colcheta
  • Agulha
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article