Mais
×

Como fazer um vestido vitoriano com espartilho

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A Era Vitoriana corresponde ao longo reinado da rainha Vitória, na Inglaterra, que durou 1837-1901. A moda mudou drasticamente ao longo destes anos, desde os vestidos de saias cheias da década de 1830 para as apressadas "frente reta" vestidas na virada do século. O espartilho permaneceu um acessório para as mulheres da classe alta durante todo esse período de tempo. Independentemente do estilo da saia, no entanto, aprender a fazer um espartilho é fundamental para o figurino vitoriano. Espartilhos eram quase sempre usado por baixo dos vestidos, mas você poderia fazer espartilho desossado dentro do vestido para evitar uma peça de roupa separada.

Instruções

Crie um vestido vitoriano para uma festa a fantasia ou produção teatral (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)
  1. Selecione um modelo de vestido vitoriano. Lojas de tecido normalmente têm uma pequena seleção de modelos de fantasia. Se você não encontrar o que precisa em uma loja de tecidos, pesquise on-line por modelos antigos. Lembre-se que os modelos mais antigos tem poucas instruções porque os modelistas assumiam que as costureiras sabiam muito bem como colocar as peças do modelos juntas e como ajustar os tamanhos individualmente. Se suas habilidades de costura são fracas, escolha um modelo moderno que venha com instruções completas. Se o vestido não tiver um espartilho independente, compre um modelo separado.

  2. Faça o espartilho primeiro. Se o espartilho vai ser usado separadamente e por baixo do vestido, ele afetará o modo como o vestido se encaixará. Não tente ajustar o vestido sobre a pessoa que vai usa-lo sem um espartilho completo. Se o espartilho faz parte do vestido, faça-o de musseline e ajuste o modelo de acordo com o formato que o corpete de musseline ficar. Pense no corpete de musseline como seu rascunho antes de cortar tecidos mais caro.

  3. Costure o resto do vestido de musseline e faça a pessoa que ira usá-lo experimentá-lo com o espartilho. Faça os ajustes necessários da medida. Você pode riscar direto no musseline enquanto você faz os ajustes.

  4. Usando os ajustes feitos com o musseline, corte seus pedaços de tecido a partir do tecido de reprodução. Lembre-se que tecidos manufaturados como misturas de lã, poliéster e raiom (seda artificial) não existiam na era vitoriana, então fique com as fibras naturais, como algodão, lã e seda. Tenha todas as suas peças do modelo antes de cortar o tecido para se certificar de que você tem o suficiente para todas as peças.

  5. Costure as peças de acordo com as suas instruções. Se o corpete for ficar dentro do vestido, insira a desossa dentro antes de experimentar o vestido. Se o corpete é separado, coloque-o toda vez que você experimentar o tamanho do vestido.

  6. Adicione enfeites no vestido, rendas, fitas, tubos, cordões, borlas, pedras e lantejoulas, dependendo de que vestido você esta fazendo um vestido de dia ou de noite. Adicione acessórios para o vestido: um chapéu, luvas, guarda-sol e joias.

Dicas

  • Se você tiver problemas durante a confecção do vestido, procure por conselhos e ideias em fóruns de costura de fantasias on-line.

O que você precisa

  • Modelo
  • Tesoura
  • Alfinetes
  • Máquina de costura
  • Musseline
  • Tecido reprodução
  • Desossa
  • Acessórios de costura
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article