A Era Vitoriana corresponde ao longo reinado da rainha Vitória, na Inglaterra, que durou 1837-1901. A moda mudou drasticamente ao longo destes anos, desde os vestidos de saias cheias da década de 1830 para as apressadas "frente reta" vestidas na virada do século. O espartilho permaneceu um acessório para as mulheres da classe alta durante todo esse período de tempo. Independentemente do estilo da saia, no entanto, aprender a fazer um espartilho é fundamental para o figurino vitoriano. Espartilhos eram quase sempre usado por baixo dos vestidos, mas você poderia fazer espartilho desossado dentro do vestido para evitar uma peça de roupa separada.
Instruções
-
Selecione um modelo de vestido vitoriano. Lojas de tecido normalmente têm uma pequena seleção de modelos de fantasia. Se você não encontrar o que precisa em uma loja de tecidos, pesquise on-line por modelos antigos. Lembre-se que os modelos mais antigos tem poucas instruções porque os modelistas assumiam que as costureiras sabiam muito bem como colocar as peças do modelos juntas e como ajustar os tamanhos individualmente. Se suas habilidades de costura são fracas, escolha um modelo moderno que venha com instruções completas. Se o vestido não tiver um espartilho independente, compre um modelo separado.
-
Faça o espartilho primeiro. Se o espartilho vai ser usado separadamente e por baixo do vestido, ele afetará o modo como o vestido se encaixará. Não tente ajustar o vestido sobre a pessoa que vai usa-lo sem um espartilho completo. Se o espartilho faz parte do vestido, faça-o de musseline e ajuste o modelo de acordo com o formato que o corpete de musseline ficar. Pense no corpete de musseline como seu rascunho antes de cortar tecidos mais caro.
-
Costure o resto do vestido de musseline e faça a pessoa que ira usá-lo experimentá-lo com o espartilho. Faça os ajustes necessários da medida. Você pode riscar direto no musseline enquanto você faz os ajustes.
-
Usando os ajustes feitos com o musseline, corte seus pedaços de tecido a partir do tecido de reprodução. Lembre-se que tecidos manufaturados como misturas de lã, poliéster e raiom (seda artificial) não existiam na era vitoriana, então fique com as fibras naturais, como algodão, lã e seda. Tenha todas as suas peças do modelo antes de cortar o tecido para se certificar de que você tem o suficiente para todas as peças.
-
Costure as peças de acordo com as suas instruções. Se o corpete for ficar dentro do vestido, insira a desossa dentro antes de experimentar o vestido. Se o corpete é separado, coloque-o toda vez que você experimentar o tamanho do vestido.
-
Adicione enfeites no vestido, rendas, fitas, tubos, cordões, borlas, pedras e lantejoulas, dependendo de que vestido você esta fazendo um vestido de dia ou de noite. Adicione acessórios para o vestido: um chapéu, luvas, guarda-sol e joias.