Mais
×

Os vestidos mais elogiados dos Oscars nos últimos anos

Ian Gavan/Getty Images Entertainment/Getty Images

Introdução

Academy Awards, Prêmios da Academia ou, simplesmente, Oscar. A noite mais importante e mais glamourosa do cinema americano premia os atores, atrizes, diretores e dezenas de outros artistas e profissionais considerados os melhores da indústria cinematográfica. Mas, antes, acontece o já famoso e tradicional tapete vermelho, por onde passam os astros e estrelas que participam da celebração. E embora os homens esbanjem charme e simpatia, não há como negar que a noite sempre pertence a elas e ao que elas estão usando. Confira os vestidos considerados os mais belos já usados na premiação nos últimos anos.

A atriz Hilary Swank com um modelo de Guy Laroche no Oscar 2005
Mark Mainz/Getty Images Entertainment/Getty Images

Hilary Swank

Em 2005, Hilary Swank foi consagrada com o prêmio de melhor atriz no Oscar, por sua atuação no filme "Menina de Ouro". Naquela noite, ela optou por um modelo de Guy Laroche azul, com mangas longas, gola alta e um lindo e ousado decote nas costas. Devido à escolha do look, a atriz figura na lista da revista Hollywood Reporter como um dos melhores vestidos usados na cerimônia nos últimos 50 anos. O modelo também é considerado um dos mais memoráveis pela CNN. Segundo a revista de moda Harper's Bazaar, o vestido é um dos mais belos já usados por uma vencedora do Oscar.

Julia Roberts usou Valentino no Oscar 2001
Chris Weeks/Getty Images Entertainment/Getty Images

Julia Roberts

Em 2001, Julia Roberts recebeu o Oscar de melhor atriz por sua performance no filme "Erin Brockovich". A eterna queridinha da América usava um modelo vintage da grife Valentino. Segundo a revista People, com a escolha, Julia Roberts trouxe à cerimônia um pouco da "Hollywood à moda antiga". Na ocasião, o próprio Valentino, que dá nome à marca, disse à revista In Style que sabia que o vestido surpreenderia por sua elegância. A revista Entertainment Weekly e o jornal britânico The Telegraph elegeram o modelo um dos mais icônicos usados no Oscar nos últimos vinte anos.

Em 2008, Marion Cotillard usou um modelo Jean-Paul Gaultier na cerimônia do Oscar
Frazer Harrison/Getty Images Entertainment/Getty Images

Marion Cotillard

A trajetória da francesa Marion Cotillard é tão memorável nos cinemas quanto no tapete vermelho. Em 2008, ela foi indicada ao Oscar de melhor atriz pelo filme "Piaf - Um Hino ao Amor". E antes mesmo de receber o troféu que seria sua entrada para a elite de Hollywood, Cotillard já provocava suspiros no tapete vermelho. No Oscar 2008, a atriz usou um vestido estilo sereia da grife Jean-Paul Gaultier. O modelo foi eleito um dos dez mais bonitos de todos os tempos pela revista de moda In Style. De acordo com a Marie Claire britânica, o vestido usado por Marion também é considerado um dos mais belos da história do Oscar.

Anne Hathaway com um modelito Marchesa no Oscar 2008
Vince Bucci/Getty Images Entertainment/Getty Images

Anne Hathaway

Não é preciso ser indicada ao Oscar para dar um verdadeiro show no tapete vermelho da premiação. Prova disso é Anne Hathaway que, anos antes de levar o prêmio de melhor atriz coadjuvante por sua atuação no musical "Os Miseráveis", já era uma das atrizes mais belas presentes na cerimônia. Em 2008, ela optou por um modelo assimétrico com detalhes de flores da grife Marchesa. Com o vestido, Hathaway, que é frequentemente considerada uma das mulheres mais bem vestidas de Hollywood, foi eleita pela edição britânica da revista Marie Claire uma das mais elegantes de todas as edições do Oscar.

Michelle Williams ostentou um modelo da estilista Vera Wang no Oscar 2006
Frazer Harrison/Getty Images Entertainment/Getty Images

Michelle Williams

Com a primeira indicação ao Oscar, recebida em 2006 por sua participação em "O Segredo de Brokeback Mountain", Michelle Williams alcançou também o status de diva no tapete vermelho. Embora não tenha levado o prêmio para casa naquele ano, a escolha do modelo mostarda da grife de Vera Wang deu o que falar. Williams figura a lista dos 25 vestidos mais icônicos da história, segundo o jornal britânico The Telegraph. O vestido usado por ela foi considerado o item que "mudou o jogo", de acordo com a revista de moda Harper's Bazaar. Além disso, ela foi eleita pela revista Marie Claire e pelo Hollywood Reporter uma das mais bem vestidas da história do Oscar.

Nicole Kidman usou um modelo Balenciaga no Oscar 2007.
Frazer Harrison/Getty Images Entertainment/Getty Images

Nicole Kidman

Mais um exemplo de que não é preciso ser indicada ao Oscar para arrasar no tapete vermelho é Nicole Kidman. A atriz, que já recebeu três indicações e ganhou uma estatueta por seu trabalho em "As Horas", compareceu à premiação em 2007 apenas como apresentadora. Mas isso não impediu que ela fosse uma das mais elegantes da cerimônia. Com um vestido vermelho da grife Balenciaga, tendo como detalhe marcante um laço no pescoço, Kidman foi eleita pela revista Vogue uma das mais bem vestidas de todos os tempos. A atriz também figura a lista da Marie Claire e do Hollywood Reporter de vestidos mais belos usados no tapete vermelho do Oscar.

Halle Barry em um modelo com transparências da grife Elie Saab
Frank Micelotta/Getty Images Entertainment/Getty Images

Halle Berry

Quando subiu ao palco para receber o Oscar de melhor atriz pelo filme "A Última Ceia", Halle Berry estava fazendo história. Ela foi a primeira atriz de pele negra a alcançar este marco. E, para coroar o momento histórico, nada mais justo do que brilhar com um belo vestido. Naquela noite de 2002, Berry usava um modelo sexy e cheio de transparências da grife Elie Saab. O vestido foi eleito pela revista Vogue um dos mais marcantes da história do Oscar. Ele figura a lista da CNN como um dos mais memoráveis da história, e faz parte também das listas do Hollywood Reporter e da Marie Claire.

Charlize Theron usou Dior Couture no Oscar 2005
Carlo Allegri/Getty Images Entertainment/Getty Images

Charlize Theron

Só uma verdadeira diva consegue superar a si mesma. Em 2004, Charlize Theron usava Gucci quando ganhou a estatueta do Oscar de melhor atriz pelo filme "Monster - Desejo Assassino". Quando ela voltou à cerimônia, no ano seguinte, para entregar o prêmio de melhor ator a Jamie Foxx, ela usava Dior Couture, um vestido que encantava devido à sua enorme calda e seu notório glamour. Theron acabou sendo eleita uma das mulheres mais bem vestidas da história do Oscar segundo a revista Vogue, título também atribuído a ela pela edição britânica da revista Marie Claire.

Penélope Cruz usou um modelo Atelier Versace no Oscar 2007
Vince Bucci/Getty Images Entertainment/Getty Images

Penélope Cruz

Penélope Cruz concorreu ao Oscar 2007 na categoria melhor atriz e acabou perdendo para a veterana Helen Mirren. Entretanto, em termos de moda, ela reinou absoluta no tapete vermelho da premiação. Com um modelo de ar romântico, elegante e dramático da linha Atelier Versace, o look de Cruz foi considerado um dos mais icônicos da época pela edição britânica da revista Marie Claire. Além disso, o vestido foi escolhido um dos 50 melhores da história do Oscar pelo Hollywood Reporter. E a Vogue, autoridade máxima do mundo da moda, elegeu o modelito como um dos favoritos da história da premiação.

Cate Blanchett usou um vestido sob medida da grife Valentino
Carlo Allegri/Getty Images Entertainment/Getty Images

Cate Blanchett

Cate Blanchett venceu o Oscar de melhor atriz coadjuvante em 2005 por seu trabalho no filme "O Aviador". Mas não foi apenas na premiação que ela venceu. Um dos destaques no tapete vermelho daquele ano, Blanchett usava um vestido feito sob medida da grife Valentino. O estilista revelou, na época, que raramente oferecia vestidos sob medida às atrizes, mas que achava que ela merecia o "agrado". Com o look amarelo de alta costura, a atriz foi eleita uma das mais belas de todos os tempos pela revista Marie Claire britânica, além de alcançar o título de um dos vestidos mais bonitos do Oscar de todos os tempos pela revista Vogue.