Vestidos da época vitoriana nos anos 1870

Escrito por patricia neill | Traduzido por pina bastos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Vestidos da época vitoriana nos anos 1870
Os vestidos vitorianos dos anos 1870 eram mais estreitos na silhueta do que os de saias arqueadas dos anos 1860 (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Os anos 1870 trouxeram um novo visual para os vestidos das mulheres, uma versão mais afilada da feminilidade delicada. Das saias em forma de sino e arqueadas das décadas anteriores, a forma dos vestidos se estreitou, com anquinhas mais fofas nas costas. Enquanto o vestido estilo de princesa consistia de uma só peça, em 1866, a maioria dos vestidos de mulher nos anos 1870 consistia de duas peças, o corpete e a saia. A moda mudava de poucos em poucos anos, no entanto o contorno geral era fino na cintura e nos quadris, com metros de tecido drapeado nas costas em uma cauda, tanto nos vestidos para o dia quanto para a noite.

Outras pessoas estão lendo

Corpete

Os corpetes nos anos 1870 eram moldados ao corpo com laçadeiras e pareciam casacos. O cós das saias poderia ser pontudo ou redondo, com um babado nas costas. Os decotes eram quadrados, redondos ou em V e podiam ser recobertos com vários centímetros de renda. As mangas do corpete eram ajustadas e estreitas, mas podiam terminar em forma de sino no punho ou justas no cotovelo. Enchimentos no corpete e na cintura permaneciam adicionados ao visual geral, uma forma ajustada, mas arredondada e delicada, como se esperava que fossem as mulheres.

Saias

As saias desse período eram estreitas na frente e franzidas ou plissadas sobre as anquinhas nas costas. O estilo "polonaise" apresentava uma sobressaia drapeada e abalonada, usada sobre outra saia por baixo. Quando as crinolinas e as armações desapareceram, muitas mulheres se sentiram nuas sem elas e adotaram modas que exigiam metros de tecido para um drapeado elegante. As caudas voltaram tanto para o dia quanto para a noite. Os vestidos de noite eram sempre mais elaborados, mas mesmo os vestidos de dia tinham saias com babados e galões.

Anquinhas

As crinolinas haviam sido descartadas e as anquinhas feitas de várias camadas de entretela eram usadas de maneira mais suave e menos proeminente do que antes. Os anos 1870 mostraram estilos mais afilados com drapeados elaborados em forma de leque nas costas, que necessitavam de armações mais fofas. As formas de atar por dentro de saias, corpetes e anquinhas tinham fitas, colchetes e colchetas e laços para ajustar o vestido da maneira correta.

Galões

As máquinas de costura apareceram nessa época e tornaram possível a criação de maravilhosos galões e babados para os vestidos. O que anteriormente tomaria dias de uma costureira, agora poderia ser produzido em muito menos tempo, permitindo uma moda cheia de plissados, nervuras, recortes e babados. Os galões começaram a ser produzidos em massa e eram acessíveis à classe média. Metros de tecido pré-costurado ou pré-plissado podiam até mesmo ser comprados em armazéns, o que levou aos estilos elaborados dos vestidos dos anos 1870.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível