Mais
×

Vestidos de festa para grávidas

Grávidas podem usar vestidos curtos e longos para festas
Gareth Cattermole/Getty Images Entertainment/Getty Images

Introdução

Não é fácil para as grávidas encontrarem roupas para o dia a dia, principalmente no final da gestação. Quando precisam de roupas de festa, então, a dificuldade e as dúvidas do que vestir só tendem a aumentar. Muitas não sabem se podem usar vestidos justos, peças coloridas e estampadas ou saias curtas. A boa notícia é que vale tudo, desde que se leve em conta o tipo de evento e o tamanho da barriga. Confira a seguir algumas dicas de moda para gestantes usarem vestidos de festas com muita elegância e bom gosto.

No início da gravidez, as restrições são menores
Timothy Hiatt/Getty Images Entertainment/Getty Images

Barrigudinha

Para aquelas que ainda estão no comecinho da gestação, as restrições e dificuldades para encontrar roupas são menores. Futuras mamães no início da gravidez não precisam esconder a barriga atrás de vestidos largos. Assim sendo, é possível até mesmo aproveitar alguma roupa de antes da gravidez ou que tenha um tecido mais flexível para usar no evento. Fique atenta apenas ao comprimento, afinal a barriguinha tende a fazer o vestido subir e deixá-lo mais curto do que como você estava acostumada.

Com o barrigão, use vestidos que marquem abaixo dos seios
Andreas Rentz/Getty Images Entertainment/Getty Images

Barrigão

O ideal é que a grávida escolha tecidos mais leves e confortáveis para usar. É bom evitar qualquer peça que aperte ou incomode, principalmente no final da gestação. Use modelos mais soltinhos, marcados abaixo dos seios, para evitar a aparência "balão". Nessa fase da gravidez, também é preferível evitar vestidos com muitas camadas ou babados, porque esses detalhes tendem a aumentar ainda mais a proporção da silhueta.

Use cores sóbrias, mas não se restrinja ao preto
Kevork Djansezian/Getty Images Entertainment/Getty Images

Cores e estampas

Quanto ao colorido, o ideal é que a grávida que já estiver com um barrigão use cores sóbrias e discretas em roupas de festas. Quem quer fugir da monotonia do preto, pode apostar em tons de berinjela, azul petróleo, vinho, preto e cinza. Caso o evento seja de manhã ou à tarde, o uso de estampas está liberado, mas tome cuidado para não escolher nenhum desenho muito grande. Afinal, a barriga já chama atenção por si só e, dependendo da estampa, você pode parecer ainda maior. Portanto, invista em padrões simples e evite listras horizontais.

Mulheres grávidas podem investir nos decotes
Jason Merritt/Getty Images Entertainment/Getty Images

Detalhes do vestido

Grávidas podem usar roupas com toques especiais, mas devem ter cuidado para não exagerar nos enfeites, babados, lantejoulas e aplicações. O ideal é deixar os brilhos extras para joias e acessórios. No que diz respeito ao decote, a gestante pode usá-lo para valorizar o busto, mas deve tomar cuidado para não chamar a atenção mais do que deveria, tornando o look vulgar. Procure usar recortes em "V" que não sejam muito profundos. Quanto às mangas, elas podem ser úteis para disfarçar braços inchados ou alguns quilinhos extras. Se for usar um vestido de alças, prefira as bem grossas, que garantam bastante sustentação ou que permitam o uso de um sutiã reforçado.

Grávidas podem usar vestidos curtos e longos
Charley Gallay/Getty Images Entertainment/Getty Images

Longos ou curtos?

No que diz respeito ao comprimento do vestido, as grávidas podem apostar tanto nos longos como nos mais curtos. O que dita qual deles escolher é o "dress code" (algo como o código de vestimenta da festa). O ideal, em ambos os casos, é usar tecidos fluidos e não colados ao corpo, como seda, georgette, tafetá, crepe e cetim. Eles caem bem e, se forem aliados a um bom corte, ajudam a destacar o barrigão de uma maneira elegante. Quanto aos modelos mais curtos, o ideal é que o comprimento máximo seja na altura dos joelhos. Porém, recomenda-se que para usar um vestido curto numa festa, a grávida não esteja com as pernas inchadas.

Sapatos não muito altos e de salto grosso são os ideais para grávidas
Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images

Sapatos

Todos sabem que o ideal é que grávidas não usem sapatos altos, mas qual mulher resiste a colocar um belo par de saltos para ir a uma festa? Nessas ocasiões, o recomendado são os sapatos que garantam maior estabilidade, reduzindo o risco de desequilíbrio ou queda, para garantir a segurança da futura mamãe e do bebê. Portanto, saltos do estilo anabella, plataforma ou bem grossos são os mais indicados para as grávidas festeiras. Também é importante que os saltos sejam de tamanho médio para pequeno, a fim de reduzir os riscos.