on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Qual era a vestimenta dos faraós antigos?

Atualizado em 21 novembro, 2016

A roupa de faraós egípcios diferia substancialmente da do homem egípcio comum. As semelhanças eram apenas no roupão e nos materiais. O faraó deveria demonstrar um exemplo particular de limpeza e riqueza através de seu traje. Além de itens de vestuário principais, os faraós usavam sandálias decoradas e grandes quantidades de joias.

Hieróglifos egípcios (Image by Flickr.com, courtesy of Orin Zebest)

Tecido

Como a maioria dos egípcios, faraós usavam roupas feitas de linho. A roupa usada por faraós era particularmente transparente, o que era uma representação visível da riqueza. O linho era feito de uma planta nativa da região.

Loading...

Barba falsa

Muitos faraós usavam barbas falsas. Elas eram presas usando couro fino envolvendo a cabeça.

Barba falsa e nemes no faraó (Image by Flickr.com, courtesy of Fabrizio Monti)

Nemes

Faraós vestiam uma peça de cabeça conhecida como um nemes. Os nemes eram originalmente feitos de uma única peça colorida de linho e evoluiu em complexidade ao longo do tempo.

Shendyt

O shendyt, um avental real, era a principal peça de roupa na vestimenta de um faraó. Ele era colocado no quadril direito e em volta do corpo, de trás para frente, com pregas detalhadas.

Egípcios vestindo roupas semelhantes ao shendyt (Image by Flickr.com, courtesy of ???????)

Robe

Homens egípcios usavam robes de linho sobre roupas semelhantes a kilts. Esta peça, no guarda-roupa do faraó, era a mais transparente.

Khol

O faraó usava khol, uma substância feita com uma tinta escura. Ele era aplicado ao redor dos olhos para evitar infecções e reduzir o brilho do sol no clima do deserto.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...