Mais
×

A vestimenta tradicional da Jamaica

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A ilha caribenha da Jamaica é conhecida por sua vibrante mistura de culturas, formada ao longo dos séculos por seus habitantes e pelas pessoas que visitaram essa nação tropical. A linda localização aliada ao estilo tranquilo e ao espírito de liberdade desse país fazem dele um destino turístico muito popular. Muitos aspectos dessa cultura rica são traduzidos na vibrante e colorida vestimenta jamaicana. As roupas na Jamaica são uma fusão do estilo tradicional do país com as nuances modernas da cultura ocidental.

As roupas na Jamaica refletem as cores vivas do local e as personalidades vibrantes dos moradores (Jamaican Sun image by kushty from Fotolia.com)

Estilos

A roupa tradicional para as mulheres na Jamaica consiste em um vestido ou saia e uma blusa, ambos feitos de cálico. Esse tecido é leve e possui uma estampa que lembra um tabuleiro de xadrez. Ele é feito na própria Jamaica e é comumente usado pela população. A maior parte das roupas tradicionais é feita à mão pelos habitantes locais. De acordo com o site Maps of the World, as mulheres geralmente incrementam o visual com lenços enrolados na cabeça para manter os cachos presos. A roupa tradicional jamaicana para homens consiste em uma calça ou bermuda e uma camisa de manga curta.

Cor

As infusões brilhantes de cores são um elemento presente tanto na vestimenta jamaicana tradicional como na atual. As cores dos tecidos são vibrantes e simbolizam o espírito do jamaicano. Elas prestam homenagem ao lindo e colorido ambiente desse paraíso tropical.

Clima

O clima tem efeito significativo na moda jamaicana porque o tempo é quente e úmido durante praticamente todo o ano. O tema central das roupas dos jamaicanos é que elas sejam leves e deixem o corpo respirar. O clima quente é a razão principal pela qual a vestimenta na Jamaica tende a ser leve, arejada e feita de algodão ou linho. De acordo com o site Jamaica Guide, os tecidos sintéticos normalmente são evitados na vestimenta tradicional. A mentalidade nessa ilha é tradicionalmente tranquila, por isso, o conforto é o principal objetivo em suas roupas.

Modéstia

Apesar do calor, a vestimenta tradicional Jamaicana adere a um forte senso de propriedade incutido pela influência inglesa dos tempos em que a ilha era uma colônia britânica. De acordo com o Jamaica Guide, a maioria das roupas usadas pelas pessoas mais tradicionais são modestas e não mostram muita pele. O estilo atual ditado pelas regras ocidentais está fazendo com que a moda jamaicana se afaste de suas raízes, mas o tradicionalismo continua sendo um aspecto importante na vestimenta.

Influências

Além das influências britânicas e ocidentais já mencionadas, a cultura rastafári também exerce bastante força no estilo jamaicano. Esse estilo tranquilo e inspirado na África, incorpora cores como o vermelho, o verde e o dourado (cores da bandeira da Etiópia) na vestimenta do cotidiano. Esses itens são feitos à mão, usando-se fibras naturais, da mesma forma que as peças tradicionais, e são populares entre os moradores locais e os turistas. Talvez o elemento mais famoso do estilo rastafári seja o chapéu de crochê, conhecido como "tam" e usado sobre as tranças "dread", que são um penteado bastante popular na região.

O estilo rastafári é popular em muitos países, incluindo a ilha jamaicana (jamaican guy image by Jerome Dancette from Fotolia.com)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article