Mais
×

Como vestir uma batina

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Uma batina é um traje leve e modesto usado pelo clero religioso sob outras vestimentas como sobrepelizes, alvas e estolas. A batina vai até a altura do tornozelo e tem mangas compridas. Não possui capuz. Os líderes de louvor laicos podem vestir batinas ao conduzir congregantes em hinos. Apenas o clero ordenado pode usar estolas e sobrepelizes sobre as batinas. Elas são mais comumente usadas pelo clero nas igrejas anglicanas, católicas romanas e cristãs ortodoxas.

Instruções

Padres geralmente vestem batinas (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)
  1. Determine que tipo de batina você tem - a romana tem 33 botões de alto a baixo, a ambrosiana tem cinco botões abaixo do pescoço seguidos de uma faixa na cintura, a jesuíta tem fecho de ganchos na gola e uma faixa em volta da cintura em vez de botões e a anglicana é trespassada com um colchete em cada ombro e um botão oculto na cintura.

  2. Desabotoe ou desengate o fecho na gola ou nos ombros, dependendo do tipo de batina que estiver vestindo.

  3. Coloque os braços nas mangas da batina e conecte os colchetes ou botões como necessário. Prenda um colarinho branco em volta da gola aberta da batina. Se preciso, dependendo do seu posto e propósito em vestir a batina, coloque uma sobrepeliz e estola sobre ela.

O que você precisa

  • Espelho
  • Batina
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article