Mais
×

Como se vestir para enfrentar variações de temperatura

Adapte-se ao clima
Getty Images

Introdução

Quando o clima oscila em um mesmo dia entre a temperatura mais fria do inverno e o sol do início da primavera, é preferível usar várias roupas sobrepostas e tirá-las à medida em que a temperatura aumenta. Vestir peças elegantes e funcionais que transcendem o clima imprevisível pode dar trabalho, por isso entrevistamos dois estilistas e pedimos para que compartilhassem suas dicas infalíveis. Verifique dez truques que ajudarão a manter-se confortável mesmo quando o dia esquentar.

Escolha primeiro o casaco que será usado
Getty Images

Baseie o visual em casacos

O primeiro passo para vestir uma roupa adequada às variações de temperatura é escolher o casaco. "O sobretudo é a base da roupa", indica Dick Lerner, autor do livro "Dress Like The Big Fish" ("Vista-se Como o Peixe Grande", em tradução livre). Depois de escolher o casaco, você poderá escolher a combinação de cores e começar a vestir as peças de baixo.

Escolha roupas adequadas às variações de temperatura do dia
Michael Loccisano/Getty Images Entertainment/Getty Images

Vista do mais fino ao mais grosso

Comece com a roupa mais fina mais próxima ao corpo e depois vista a mais grossa. "Lembre-se de como a temperatura do dia poderá variar e pense em quanta roupa estará disposto a tirar durante o período", indica James W. Cornwell, estilista famoso e proprietário da Cornwell Styling em Washington, a capital americana.

O casaco deverá ser a peça mais comprida da roupa
Getty Images

Pense no conforto e no tamanho

Considere o ajuste e o tamanho ao escolher as camadas de roupa, principalmente as internas. Uma camiseta básica ou com botões na gola ficará justa no corpo e não ficará desconfortável por baixo de uma camisa abotoada ou de um suéter. "A construção de um visual com casaco é ideal para uso com roupas mais leves", indica Dick. Para obter um visual elegante, as roupas de baixo devem ser mais curtas que o casaco.

Escolha roupas mais leves para vestir por baixo do casaco
Getty Images

Escolha as roupas cuidadosamente

Como você tirará várias peças durante o dia, escolha roupas que possam ficar expostas. "Cada peça deverá ser atraente e combinar bem com as outras", acrescenta James. Como regra geral, as camadas devem seguir de mais claras até as mais escuras, assim como da estampa mais simples para a mais complexa.

Vista roupas frescas por baixo
Getty Images

Brinque com a textura

Para ter sucesso com as camadas de roupa, misture tecidos de forma que você vista peças que combinem, na hora em que precisa se aquecer, mas também sirvam para refrescar quando a temperatura subir. "Para a primeira camada de roupa, o algodão é o mais macio e fresco, por isso sempre é ideal começar com esse tecido para ter conforto e frescor", explica James, acrescentando que "os algodões têm muitas formas, cores e estilos que facilitam a escolha da roupa de baixo".

Vista um casaco de lã por cima da camada inferior
Andrew H. Walker/Getty Images Entertainment/Getty Images

Pense na escolha do tecido

Como a roupa de baixo, a segunda camada deve ser de um tecido que não abafe mas que aqueça um pouco. "Aqui é onde a lã fina, o algodão mais grosso ou a mistura dos dois são adequados", indica James. "Essa camada, embora ainda elegante, sempre deverá ser de um tecido mais pesado do que a de baixo".

Use casacos de cores vibrantes
Getty Images

Ouse no casaco

Quando falamos de casacos de inverno, as cores suaves não são a única opção. "Ouse e seja corajoso", aconselha James, indicando que "se você estiver querendo chamar a atenção com o casaco, não hesite". Não pense que é necessário esperar até a primavera para dar cor a seu estilo.

Use calças jeans ou cargo para obter um visual mais informal
Cindy Ord/Getty Images Entertainment/Getty Images

Escolha uma calça que combine com a roupa

Lembre-se de que a calça faz parte do pacote. Se estiver usando uma roupa informal, o jeans justo ou calças cargo são ótimas opções. Caso contrário, as calças de lã ou tradicionais podem melhorar a aparência e ser mais quentes do que o jeans.

Escolha bem as meias e os sapatos
Theo Wargo/Getty Images Entertainment/Getty Images

Calce o sapato mais adequado

Não duvide do efeito que os sapatos podem causar na roupa inteira. Caso escolha um visual monocromático, qualquer cor mais viva sobressairá instantaneamente. "Use uma cor mais forte para levantar o visual com um sapato divertido", aconselha Dick. As meias também devem receber atenção, principalmente se escolher sapatos clássicos. Ele acrescenta que "existem ótimas meias de elástico de lã e lycra de cores tradicionais e padrões que são elegantes".

Use um cachecol colorido
Michael Loccisano/Getty Images Entertainment/Getty Images

Adicione os toques finais

Quando a temperatura cai, os acessórios tornam-se partes funcionais da roupas. "Cachecóis e luvas são peças que podem ter cores fortes", explica James, completando que "cores vivas, desenhos arrojados e estilos especiais chamam a atenção sobre você e ainda é possível misturar texturas nessas peças".