Mais
×

Como se vestir para entrevistas de emprego em ambientes variados

Ser entrevistado para um novo emprego já difícil quando é com uma única pessoa. Ser entrevistado com mais de uma pessoa, individualmente ou em grupo, pode ser ainda mais estressante. Garantir que você esteja vestido da forma adequada remove uma dúvida da sua mente enquanto você passa pelo processo. Uma regra de ouro: Não importa com quantas pessoas você está sendo entrevistado, é melhor estar bem vestido em excesso do que mal vestido.

Instruções

É sempre melhor estar bem vestido demais para uma entrevista do que mal vestido (Creatas Images/Creatas/Getty Images)
  1. Com antecedência, se possível, contate a pessoa responsável pela entrevista ou o departamento de RH para tirar dúvidas sobre o código de vestuário do local de trabalho. Descubra se a entrevista ocorrerá em um único local ou se parte da entrevista será em outro lugar.

  2. Vista-se com uma roupa social normal se a entrevista está sendo conduzida em um escritório ou se o emprego para o qual você está concorrendo é para uma posição executiva. Homens devem usar um terno de cor escura, como azul, cinza ou preto. Vista uma camisa de cor clara, meias e gravatas escuras, sapatos de couro de cor escura e engraxados. As mulheres devem usar blusas de cores claras, calças ou saias longas com meia-calça, sapatos de salto baixo e poucas joias. Vista um blazer de cor escura para agregar um toque mais profissional.

  3. Um homem que vai para uma entrevista de emprego mais casual pode vestir um casaco de cor sólida sobre uma camisa de botões, sem gravata. Use um sapato de couro ou sapatênis com meias escuras. Outra alternativa é camisa e gravata e não usar casaco. Para as mulheres, uma blusa de tecido leve com uma calça ou uma saia de comprimento médio a longo, com meia-calça ou meia fina. Deixe qualquer bijuteria chamativa em casa, use apenas brincos e um colar discreto.

  4. Considere mudar o terno para uma roupa mais casual caso a entrevista de emprego seja em um local menos formal. Por exemplo, se você está sendo entrevistando para uma posição de gerente de projeto em uma construtora e sua primeira série de entrevistas é na sede da empresa, vista uma roupa social tradicional. Troque o terno por uma roupa um pouco mais casual se a próxima entrevista for no canteiro de obras com o responsável direto pela vaga.

  5. Mude para mais um traje casual quando a entrevista levar você de um ambiente corporativo para a área de produção, onde sua roupa social possa ficar suja. Por exemplo, se você está sendo entrevistado para a vaga de chef do restaurante de um hotel e a primeira parte da entrevista ocorrerá no escritório do gerente responsável pelo restaurante, mas a segunda parte será na cozinha com o responsável direto, mude para uma roupa menos formal, como uma camisa pólo e sapatos apropriados para o ambiente. Até mesmo calças cáqui e chino são apropriadas para esse tipo de entrevista.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article