O véu das freiras

Escrito por ellis martin | Traduzido por elisa lacerda de freitas
O véu das freiras
Nem todos os véus são iguais (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

O pedaço de pano usado na cabeça de uma freira é conhecido como um véu. Ele pode ser encontrado em várias formas, tamanhos e cores, podendo indicar coisas diferentes. O uso do véu é um mandamento da Bíblia, na qual está escrito: "toda mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta desonra sua cabeça" (1 Coríntios 11:3).

Cores diferentes

A cor dos véus varia, pois essa diferença simboliza a hierarquia dentro do convento. As freiras que usam véus brancos ainda estão em treinamento e ainda não fizeram seus votos de castidade e devoção. Um véu preto indica uma freira que já fez seus votos solenes e, portanto, pertence de fato à ordem do convento. O estilo de véu depende muito do hábito vestido pelas membros do convento. O estereótipo de uma freira vestida toda de preto com um véu negro não inclui todas elas. Essa vestimenta está relacionada principalmente às ordens beneditinas, franciscanas, e dominicanas.

Formas diferentes

Os véus geralmente são toucados longos que cobrem completamente o cabelo da mulher e pendem em torno dos ombros e das costas, embora seu comprimento varie, dependendo do hábito do convento. Certas seitas de freiras católicas diferem nas formas de seus véus. Por exemplo, no século 17, havia um grupo conhecido como as Filhas da Caridade, cujos membros usavam toucados conhecidos como cornettes. Esses véus também eram convencionalmente usados pelas pessoas comuns e foram adotados pelas Filhas da Caridade como uma forma de se igualarem às pessoas da comunidade. A cornette consiste em um pano branco que é engomado e dobrado para cima.

Alternativas ao véu

Algumas freiras optam por usar um lenço em torno da cabeça em oposição ao véu tradicional. Madre Teresa é o exemplo mais notável. Ela e suas freiras, as Missionárias da Caridade, usavam um lenço azul e branco.

Atualmente, algumas freiras decidem evitar usar o véu e preferem usar roupas convencionais, pois isso possibilita uma conexão mais íntima com a comunidade, semelhante à ideologia das Filhas da Caridade.

O propósito do véu

O véu é um símbolo de subserviência dentro da comunidade religiosa católica. Ao usá-lo, as mulheres se distinguem dos homens devotados à religião, que não precisam cobri-la. O véu representa modéstia, uniformidade, bem como inferioridade em relação aos homens, que não precisam se restringir a orar, ao contrário das mulheres.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível