Como viajar com um equipamento CPAP

Escrito por debra stang | Traduzido por julio vizo
Como viajar com um equipamento CPAP
Andar de avião com um CPAP não precisa tornar-se um pesadelo (airplane image by Photoeyes from Fotolia.com)

A apneia do sono é uma condição que leva as pessoas a parar de respirar várias vezes durante a noite. Pessoas com este distúrbio usam uma máquina de pressão positiva contínua na via aérea (CPAP) para ajudá-los a respirar mais regularmente durante o sono. Pessoas com apneia do sono que planejam viajar precisam levar sua máquina de CPAP com eles e usá-la regularmente à noite, da mesma forma que fariam se estivessem em casa. Quem precisar viajar com seus CPAPs precisa estar ciente dos regulamentos de segurança em relação ao uso desse equipamento respiratório.

Instruções

  1. 1

    Quando fizer sua reserva de voo, notifique a companhia aérea que você estará carregando um CPAP no voo. Se desejar usar o CPAP durante o voo (em caso de voos noturnos), certifique-se de estar sentado ao lado de uma tomada apropriada, normalmente localizada na primeira classe ou classe executiva, e peça ao representante da companhia aérea se precisar de um adaptador para ligar o aparelho na tomada.

  2. 2

    Leve consigo a prescrição médica para o uso do CPAP ou uma declaração de necessidade médica. Como essa doença é uma condição não aparente, a declaração do médico pode ajudar a comprovar para o serviço de segurança aérea que você precisa para viajar com o equipamento.

  3. 3

    Antes do voo, embale o CPAP e todos os seus componentes, como a máscara e o tubo com segurança, no case de viagem. Não tente despachar o CPAP com sua bagagem. Ele é uma peça delicada e pode ser danificado no compartimento de bagagem.

  4. 4

    Segundo a Transportation Security Administration (TSA) (Administração de segurança nos transportes), máquinas de CPAP são permitidas além dos postos de segurança, mas primeiro precisam ser radiografadas e testadas para eliminar a suspeita de explosivos. Se você estiver preocupado com a higiene, terá o direito de solicitar que a máquina seja colocada em um saco plástico antes de ser radiografada e que os funcionários coloquem um par de luvas novas antes de verificarem o aparelho.

Dicas & Advertências

  • De acordo com a American Sleep Apnea Association (Associação americana de apneia do sono), o CPAP não conta como mala de mão, pois é considerado um dispositivo médico. Em outras palavras, você ainda poderá levar a bordo uma bagagem de mão e uma sacola com itens pessoais, além de seu CPAP.
  • Mesmo que passar o CPAP pela segurança do aeroporto seja um transtorno, não viaje sem ele.

O que você precisa?

  • CPAP
  • Acessórios (umidificador, máscara facial e tubos)
  • Estojo do aparelho
  • Adaptador de tomadas ou bateria

Lista completaMinimizar