Mais
×

Viaje de mochileiro pela Europa

Mochileiros na Europa
Allan Danahar/Photodisc/Getty Images

Introdução

Quer viajar pela Europa, mas seu orçamento está muito limitado? Ou simplesmente quer experimentar? Vá de mochileiro e isso lhe dará a oportunidade de viver experiências extraordinárias, como conhecer novas pessoas. Não hesite. Encorajamos você a ler cuidadosamente as 10 dicas seguintes para "mochilar" pela Europa.

BananaStock/BananaStock/Getty Images

Pesquise sobre o que você quer conhecer

Não deixe suas férias nas mãos do destino, sabemos que surpresas são boas, mas não chegue despreparado ao seu destino. Pesquise na Internet os melhores locais de cada país que você quer visitar, quais são as condições políticas, qual é o clima predominante, e que língua se fala lá. Informe-se da melhor forma possível.

Jupiterimages/BananaStock/Getty Images

Faça um orçamento

Seja realista em relação ao dinheiro de que dispõe para sua viagem, porque é com base nele que você poderá planejar suas férias. Após definir seu orçamento, decida se quer gastar com amenidades, luxos, conhecer novos países, novos lugares ou ir às compras. Não brinque com essa questão e pense muito bem.

Comstock Images/Comstock/Getty Images

Escolha a data em que você deseja viajar

Obviamente vai depender de quando você tem férias na escola ou trabalho. No entanto, tenha em mente as diferenças de preços entre a alta e a baixa temporada. No verão o clima é agradável e há mais turismo, e por isso os preços aumentam muito. Contudo, no inverno você terá que estar muito protegido contra o frio, mas com a vantagem de que poderá encontrar descontos fabulosos. Pense nos prós e contras de cada temporada e com base nisso escolha o que melhor lhe convenha.

Jupiterimages/BananaStock/Getty Images

Arrume uma companhia

Indo viajar sozinho? Melhor procurar companheiros de viagem. Isso não é só mais seguro e divertido, como também mais barato. Em alguns lugares você pode obter descontos se estiver em grupo. Compartilhe com seus amigos o entusiasmo com a viagem e, assim, se você ficar em um hostel - também conhecido como albergue - não precisará dividir o quarto com estranhos.

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Mantenha seus documentos em dia

Esse ponto é muito importante, não se aventure a viajar sem ter todos seus documentos em ordem. É improvável que se mantenha em um só lugar durante sua estadia, você provavelmente vai querer rodar de um país para outro. Peça seu visto de Schengen, que lhe permitirá viajar através de todos os países membros desse Tratado.

Allan Danahar/Valueline/Getty Images

Fique hospedado em casas de amigos

Se sua viagem é de um mês e você tem amigos na Europa, não hesite em contatá-los. Você pode tornar a cidade de seus amigos sua base e, a partir daí, visitar outros lugares. Fechem um acordo, ajude seu amigo com uma parte da renda pelos dias em que ficar na casa dele, isso sairá mais barato do que pagar um hotel. Uma outra opção é ficar em hostel, onde você pode compartilhar o quarto com outros viajantes. Busque um que ofereça café da manhã, Internet, cozinha, banheiro e telefone.

Comstock/Comstock/Getty Images

Defina seu roteiro

Se você já decidiu que país visitar, ou se vai ficar em casa de amigos, agora é a hora de fazer seu roteiro. Podem ocorrer alterações à sua ideia original. No entanto, é aconselhável ter uma noção clara do que espera conhecer e experimentar durante a viagem.

George Doyle/Stockbyte/Getty Images

Aproveite os descontos

Não é recomendável comprar as passagens aéreas sem antes comparar preços. Lembre-se de que as passagens podem ficar mais caras se forem compradas com apenas um mês de antecedência do que se forem compradas com vários meses de antecipação. Pesquise em várias agências de viagens e companhias aéreas. Outra dica é não deixar suas credenciais em casa, em alguns estabelecimentos pode haver descontos atraentes para pessoas com menos de vinte e seis anos, estudantes, pesquisadores, professores ou idosos.

Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images

Não leve muita bagagem

Lembre-se de que a bagagem irá acompanhá-lo durante toda a viagem. Leve o básico e deixe em casa itens desnecessários. Um par de sapatos confortáveis, e não os quatro que você pensava em levar, são suficientes. Leve algumas roupas, uma pequena maleta de primeiros socorros e tenha em mente que é melhor se vestir em camadas se for viajar no inverno.

Ulrik Tofte/Lifesize/Getty Images

Viajando de trem

Você pode comprar uma passagem para viajar por países diferentes, dependendo do roteiro selecionado. Encontre a opção que mais lhe convenha. A vantagem de viajar de trem é que se você for viajar de noite, pode economizar a hospedagem, mas tenha em mente que algumas viagens valem a pena serem feitas de dia para apreciar a paisagem.