Como fazer vidro no Maya 3D

Escrito por carol adams | Traduzido por matheus castro
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Como fazer vidro no Maya 3D
O Maya é um dos programas de animação 3-D e de modelagem mais amplamente utilizado no mercado (three glasses with wine. 3d the image. image by Sergey Ilin from Fotolia.com)

O Maya é um dos programas de animação 3D e de modelagem mais amplamente utilizado no mercado. Em suas várias versões, ele tem sido usado para criar conteúdos e animações 3-D para filmes, programas de televisão e videogames. Ao contrário de alguns programas 3-D que são adequados a uma determinada tarefa, como modelagem ou renderização, o Maya possui um pacote completo de ferramentas e recursos 3-D. Você pode até mesmo criar um vidro transparente com ele. O processo é bastante complexo, mas pode ser realizado rapidamente caso saiba como fazê-lo.

Nível de dificuldade:
Moderado

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Instruções

  1. 1

    Abra o Maya e vá para a paleta de materiais. Clique no material "Anisotropic" (Anisotrópico) no painel. Em "Attribute editor" (Editor de atributos), nomeie o material como "Transparent glass" (Vidro transparente).

  2. 2

    Vá para "Materials attributes" (Atributos de materiais) abaixo desse e clique em "Transparency" (Transparência). Na caixa de diálogo que será exibida, escolha a opção "Ramp" (Rampa).

  3. 3

    Vá para "Ramp Attributes" (Atributos da rampa). Ajuste o gradiente de modo que fique escuro no topo e branco na parte inferior.

  4. 4

    Clique no botão "Reflected Color" (Cor refletida). Na caixa de diálogo que será exibida, escolha "Ramp" (Rampa). Em "Ramp Attributes" (Atributos da rampa), torne o gradiente inteiramente branco.

  5. 5

    Selecione "Window" (Janela) no menu e escolha "Rendering" (Renderizar). Entre as opções, escolha "Hypershade" (Hiper sombra). Dos nós que aparecerão no lado esquerdo, selecione o "Sampler info utility" (Utilitário de informações de amostrador) e arraste-o para o "Reflection Ramp Node" (Nó de reflexão da rampa) branco. Entre as opções, escolha "Other" (Outro).

  6. 6

    Vá para o "Connection Editor" (Editor de conexão) e crie uma conexão entre "Facing Ratio" (Taxa de revestimento) e "V coordinate" (Coordenada V). Repita este processo com a outra rampa, arrastando o "Sampler info node" (Nó de informações de amostragem) para o "White Transparency Ramp" (Rampa de transparência branca). Faça igualmente a conexão entre "Facing Ratio" e "V coordinate". Agora já poderá atribuir o material a qualquer objeto que escolher.

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