Mais
×

O que é vidro mineral?

Atualizado em 19 julho, 2017

O vidro mineral é um vidro de alta resistência a risco e impacto, comum na fabricação de relógios. Além do preço acessível, possui extraordinárias propriedades reflexivas, força e transparência. Na indústria, é conhecido como “MG”.

Relógio com vidro mineral (Watch image by Aqeel Ahmed from Fotolia.com)

Propriedades do vidro mineral

Endurecido em um processo de têmpera, o vidro mineral torna-se mais passível de quebra do que o acrílico. Seus cristais são revestidos por um material duro que faz com eles sejam mais difíceis de serem riscados, tornando o vidro mineral mais duro que o acrílico, ainda que menos resistente.

A Produção de Vidro Mineral

O vidro mineral é um vidro comum, utilizado na fabricação de janelas e mostradores de relógio. Por ser mais econômico, é usado como substituto da safira na fabricação dos relógios, sendo que em alguns casos quase não se pode dizer a diferença entre um e outro. Um método certeiro na identificação é a aplicação de um teste de dureza.

Alerta

Apesar de sua dureza elevada, o vidro mineral ainda pode ser riscado ou lascado. Seus cristais tendem a ter um reflexo ligeiramente esverdeado e, quando vistos de um certo ângulo, podem causar distorções.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article