Mais
×

Como fazer uma viga com peças pequenas de madeira

As vigas podem ser contristadas para alcançar distâncias maiores do que as disponíveis nas peças de madeira padrão ou para utilizar as peças que estiverem à disposição para um projeto. Também é possível construir uma viga unindo dois pedaços longos de madeira com a mesma espessura. Não é recomendável fazer mais do que uma junção entre duas estruturas de apoio.

Instruções

As vigas são uma parte integral da estrutura de uma construção (Hans Hansen/Lifesize/Getty Images)
  1. Una duas tábuas na extremidade com uma sobreposição e serre uma delas pela metade a 10 cm da margem. Em seguida, serre de uma extremidade da tábua até o corte e remova o excesso de madeira. Faça o mesmo com a outra peça e também retire o excesso, espalhe a cola nos entalhes criados. Coloque a extremidade de uma tábua de frente com a da outra e prenda-as com o grampo tipo "C". Prenda as peças com cintas de ferro aparafusadas em ambos os lados da junção.

  2. Também pode-se unir duas tábuas com uma junção de canto. Deixe as extremidades das madeiras retas e amarre-as com um pedaço de cinta de ferro preso com parafusos nas bordas. Coloque esse tipo de junção sobre um apoio e fixe com um prego ou aparafuse as extremidades das madeiras no apoio que está por baixo.

  3. Outra alternativa é criar uma viga longa e espessa a partir de tábuas mais curtas. Coloque uma extremidade em contato com a outra, como se fosse fazer uma junção de canto. Passe cola na primeira camada. Coloque outra série de tábuas sobre a primeira, escalonando-as, de modo que as partes inteiras da segunda camada cruzarem as junções da primeira. Utilize um grampo tipo "C" para unir as peças e parafusos para fixar todas as camadas de madeira com firmeza. Se desejar, poderá colocar cintas de ferro nas bordas das junções.

O que você precisa

  • Suporte de madeira com 5 cm de espessura
  • Parafusos franceses
  • Cola para madeira
  • Furadeira
  • Grampos tipo "C"
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article