Mais
×

Como usar vinagre e bicarbonato de sódio para limpar

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Usar vinagre e bicarbonato de sódio juntos ou separadamente como produtos de limpeza, não apenas limpa superfícies, mas também desinfeta. O bicarbonato de sódio absorve odores de refrigeradores, seca tapetes e carpetes, e também funciona como uma ferramenta para remover manchas de balcões na cozinha. O ácido no vinagre funciona como uma ferramenta de desengorduramento, que retira o óleo e a sujeira sem danificar superfícies de vidro ou azulejo. Com os procedimentos corretos, vinagre e bicarbonato de sódio oferecem várias opções de como limpar sua casa.

Instruções

Use vinagre com bicarbonato de sódio para limpar e desinfetar (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Ponha meia xícara de bicarbonato de sódio no ralo da sua cozinha. Depois, coloque meia xícara de vinagre e espere dez minutos. Jogue água quente pelo ralo por um minuto. O vinagre e o bicarbonato de sódio desinfetam o ralo, removendo qualquer pedaço de comida que possa causar um cheiro desagradável.

  2. Encha uma garrafa de spray com vinagre. Borrife os objetos cromados que você tiver na cozinha ou no banheiro com vinagre. Deixe o vinagre agir por cinco minutos. Borrife o bicarbonato de sódio por cima do vinagre nos objetos e esfregue com uma esponja úmida. Enxague o vinagre e o bicarbonato de sódio dos objetos com uma esponja molhada.

  3. Coloque duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio em uma esponja molhada. Limpe banheiras e os chuveiros com o bicarbonato. Adicione água conforme for necessário para ajudar a retirar a espuma de sabão e as manchas das superfícies.

  4. Mergulhe toalhas de papel em vinagre e coloque-as sobre as manchas brancas em torneiras. Deixe-as lá por uma hora. Cheque as toalhas de papel durante essa hora e coloque mais vinagre se elas começarem a secar. Remova-as e esfregue as torneiras com uma escova de náilon. Enxague a torneira com água gelada e uma esponja.

  5. Encha um balde com a mesma quantidade de água e vinagre. Molhe uma flanela com a mistura. Limpe as janelas ou outros objetos de vidro usando a água com vinagre. O vinagre limpa a gordura e a sujeira sem danificar o vidro. Seque a superfície com um pano limpo.

  6. Coloque três colheres de sopa de bicarbonato de sódio em uma tigela. Adicione água o suficiente para formar uma pasta fina. Coloque um pouco em uma esponja úmida e passe em objetos de aço inoxidável ou prata, pressionando levemente e com pequenos movimentos circulares. Enxague os objetos completamente e seque com um pano macio.

Dicas

  • Abra as janelas ou ligue os ventiladores quando estiver usando vinagre em um lugar pequeno, já que o cheiro pode irritar sua garganta e vias respiratórias.

O que você precisa

  • Garrafa de spray
  • Esponja
  • Toalhas de papel brancas
  • Balde
  • Flanela
  • Tigela
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article