Mais
×

O vinagre elimina os fungos?

Atualizado em 17 abril, 2017

Fungos são organismos unicelulares que podem incluir leveduras, bolores e cogumelos. Eles vivem por imersão na matéria orgânica, e o resultado é a sua decomposição. Suas paredes celulares são compostas por quitina, uma substância resistente que oferece proteção. Os fungos são naturalmente patogênicos, e podem levar a infecções graves no ser humano. Um caminho eficaz para combater os efeitos colaterais de fungos é através da utilização de certos tipos de vinagre, que podem matar o crescimento de bactérias e fungos.

Um caminho eficaz para combater os efeitos colaterais dos fungos é através da utilização de certos tipos de vinagre, que podem matar bactérias e fungos (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

A composição química do vinagre

O elemento químico no vinagre que o torna tão eficaz no combate ao fungo é a presença de 5% de ácido acético (CH3COOH). Embora seja tipicamente adquirido para a utilização em alimentos, como o vinagre de cidra de maçã e o marrom, branco ou balsâmico, eles têm excelentes usos medicinais para combater fungos e problemas de crescimento de bactérias. É uma ajuda eficaz na cura de fungos nos pés, incluindo o pé de atleta. Isso pode ser feito através da imersão diária dos pés em uma tigela com vinagre, o que funciona através da modificação dos níveis de pH da pele humana, afastando e matando o crescimento de fungos.

O fator eliminador de fungos no vinagre

O vinagre de cidra de maçã é um tratamento benéfico para infecções por fungos nas unhas das mãos e dos pés, que podem ser resistentes aos medicamentos modernos. Os fungos podem ser curados através do tratamento da área afetada com aplicações de vinagre de maçã puro. O vinagre de maçã também pode ser combinado com óleo de melaleuca, azeite ou água oxigenada. O tratamento deve ser feito duas vezes por dia, e o vinagre deve ser aplicado continuamente para uma eficácia de longa duração.

Outros benefícios do vinagre

Além de combater os fungos, o vinagre tem uma variedade de outros benefícios. Estes incluem a ajuda com a dor de ouvido, queimaduras solares, picadas de águas-vivas e na diminuição de cãibras musculares nas pernas e panturrilha.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article