Mais
×

Como usar vinagre e sal para dissolver uma moeda

Atualizado em 21 julho, 2017

Limpar moedas com sal e vinagre é um clássico experimento científico da escola primária. Usando os mesmos princípios e um pouco de paciência, é possível dissolver uma moeda completamente. Durante a sua limpeza, o ácido clorídrico produzido pela mistura de sal e vinagre dissolve uma fina camada de cobre na moeda. Deixar repetidamente que o óxido de cobre (o material verde que parece sujeira na moeda) se forme e "limpá-lo" revelará lentamente um núcleo de zinco rápido de dissolver.

Instruções

Sal e vinagre podem limpar uma moeda, mas também podem dissolvê-la (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)
  1. Escolha uma moeda antiga que contenha um centro de zinco. O zinco é um metal mais reativo do que o cobre e produzirá resultados mais rápidos.

  2. Dissolva o máximo de sal possível em 230 ml de vinagre branco em um recipiente de vidro. Isso produz ácido clorídrico. Quanto mais sal puder dissolver, mais ácido você produzirá e o resultado será melhor.

    Um copo de vidro é uma boa opção, mas certifique-se de lavá-lo completamente antes de beber nele (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  3. Despeje a moeda no ácido, manuseando-a com uma pinça. Deixe o objeto reagir até que esteja limpo e, em seguida, use a pinça para removê-lo do líquido e coloque-o em um papel toalha. Não enxágue a moeda.

  4. Aguarde até que a moeda reaja com o ar para formar óxido de cobre (a substância verde revestindo a moeda). Quando o objeto estiver revestido, use a pinça para colocá-lo novamente no ácido. Aguarde até que o óxido de cobre se dissolva totalmente e depois retire a moeda para permitir a formação de mais óxido de cobre.

  5. Continue a submergir e a retirar a moeda até que o cobre seja dissolvido, revelando o interior de zinco. Quando o zinco estiver visível, deixe a moeda no ácido. O zinco continuará a reagir com o ácido até que a moeda seja dissolvida.

Dicas

  • Seja paciente ao dissolver uma camada de cobre. Para isso, serão necessários vários mergulhos no ácido.

Aviso

  • Tenha muito cuidado ao trabalhar com ácido clorídrico. Nunca toque-o com as mãos, pois ele pode queimar a pele.

O que você precisa

  • Moeda antiga
  • Vinagre branco
  • Sal
  • Tigela ou recipiente de vidro
  • Pinça
  • Papel toalha
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article