×
Loading ...

Vinho de ameixa caseiro

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O vinho de ameixa caseiro é um vinho simples e frutado que pode ser servido como bebida ou como vinho de sobremesa, em uma refeição. Ameixas de qualquer variedade podem ser usadas ao se preparar vinho caseiro, desde que estejam frescas e maduras. Se você estiver comprando as ameixas, planeje comprar ao menos 2,7 kg, já que vai precisar de 1,8kg de ameixas sem sementes para cada 3,7 litros de vinho.

Ameixas são frutas doces que podem ser usadas para fazer vinho (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Prepare as ameixas

Lave as ameixas e corte-as pela metade para remover as sementes. Em uma panela grande, cubra as frutas com água e cozinhe-as em fogo médio por 30 a 60 minutos, ou até que elas possam ser amassadas com facilidade. Amasse as ameixas e peneire o suco usando uma peneira de malha fina, em uma vasilha ou recipiente grande. Meça o suco e adicione água para chegar ao número de litros de vinho que você estiver preparando.

Loading...

Prepare seu equipamento

O vinho pode ser feito em uma panela de cerâmica grande ou garrafão, caso você não tenha um conjunto para preparar vinho. A panela de cerâmica precisará de uma grande camada de algodão fino ou de gaze para cobrir a parte de cima. Ambos podem ser comprados em qualquer loja para preparar bebidas fermentadas. Você também precisará de uma tubulação de plástico de grau alimentício para passar o vinho para as garrafas quando a preparação estiver completa, e precisará também de várias garrafas com tampas de rosca para armazenar o vinho.

Faça o vinho

Despeje o suco de ameixa em seu recipiente para fermentar a bebida. Adicione 900g de açúcar para cada 3,7 litros de suco. Adicione um pacote de levedura para vinho tinto à mistura. Uma embalagem é suficiente para preparar 19 litros de vinho. Mexa bem para distribuir a levedura por toda a mistura.

Fermente o vinho

Cubra o recipiente de cerâmica com gaze ou um tecido fino de algodão e amarre o tecido no lugar usando cordão ou linha. Se for usar um garrafão, coloque a trava de pressão na abertura central da rolha de borracha e mantenha-a no lugar na abertura do garrafão. Encha a trava até a metade com água. Coloque o vinho em uma área que permanecerá aquecida e sem ser perturbada por 60 dias.

Engarrafe o vinho

Use uma tubulação plástica de grau alimentício medindo entre 90 cm a 1,20 metro para transportar o vinho do recipiente de fermentação para as garrafas. Coloque o tubo 2,5 cm acima do fundo do recipiente para fermentação, para assegurar que nenhum sedimento vá parar nas garrafas. Tampe-as e guarde-as em um local seco e arejado, longe da luz direta do sol. O vinho pode ser guardado por até seis meses antes de ser bebido. Sirva frio.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...