Mais
×

Como fazer vinho de arroz

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Como fazer vinho de arroz. O vinho de arroz faz parte da rotina diária dos asiáticos há vários séculos. Há menções ao vinho desde a dinastia chinesa Chang, nas inscrições talhadas em ossos e cascas de tartarugas datadas entre os séculos XVI e XI a.c. Atualmente, ele ainda é produzido artesanalmente e considerado uma bebida tradicional de qualquer festividade familiar ou comunitária.

Instruções

  1. Deixe o arroz glutinoso cru de molho em água quente por uma hora.

  2. Escorra e cozinhe o arroz em um vaporizador ou em um escorredor em banho-maria por 25 minutos.

  3. Despeje o arroz em um tabuleiro e deixe esfriar por duas horas.

  4. Moa a levedura até que atinja uma textura uniforme e misture-a com a farinha.

  5. Com as mãos, misture o arroz e a farinha com levedura até harmonizar os ingredientes.

  6. Tranfira a mistura para um recipiente e cubra-o com uma tampa bem apertada. Armazene em local seco e aquecido, deixando fermentar por um mês.

  7. Separe o líquido da mistura de arroz. O líquido é o vinho e o resíduo é uma massa de arroz. Envolva a massa em um pano de prato e esprema para extrair o vinho remanescente.

  8. Coloque o vinho de arroz em um recipiente hermético, como uma jarra ou garrafa. Refrigere-o para interromper o processo de fermentação e impedir que o vinho vire vinagre. A bebida envelhece dentro do recipiente e sua coloração passa de âmbar a preta, enquanto desenvolve um sabor próximo ao do xerez.

Dicas

  • O vinho de arroz pode envelhecer dentro do recipiente hermético por anos e atingir um volume alcoólico de até 22%, maior porcentagem atingida através da fermentação natural. Ele pode ser classificado como seco, semi-seco, semi-doce, doce ou extra-doce, dependendo de quando a fermentação do açúcar em álcool é interrompida. Quanto mais cedo a fermentação for interrompida, mais doce o vinho será.

Aviso

  • Evite tocar qualquer alimento com alto teor ácido, especialmente limões, enquanto prepara o vinho de arroz. Qualquer contato com substâncias ácidas pode transformar o vinho em vinagre.

O que você precisa

  • Quatro xícaras de arroz glutinoso cru
  • Levedura chinesa (para fabricação de saquê, por exemplo, encontrada em casas especializadas em produtos orientais)
  • Uma colher de chá de farinha de trigo
  • Vaporizador de arroz ou equivalente
  • Pano de prato virgem
  • Recipiente médio com tampa hermética
  • Jarra ou garrafa hermética
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article