×
Loading ...

Vinhos tintos que combinam com comida indiana

Atualizado em 23 março, 2017

A comida indiana é famosa por seu sabor apimentado, uma combinação de doce e picante, pratos vegetarianos e uso de tâmaras e amendoim. Ao escolher um vinho para acompanhar sua comida, tente encontrar um vinho que seja semelhante à comida em força e doçura. Vinho branco normalmente combina mais com comida indiana, pois é bem balanceado em doçura e acidez, mas alguns vinhos tintos também combinam. Primeiro, considere o tipo de comida indiana. Se o prato principal incluir carne vermelha, como carne de búfalo, carneiro ou cabrito, escolha cabernet ou merlot. Comidas picantes devem ser acompanhadas por um vinho que acalme o paladar, como um pinot noir. Comidas doces, infelizmente, não caem bem com vinho tinto de forma alguma, já que o vinho tinto é tipicamente mais amargo e seco do que o vinho branco.

Um bom vinho tinto não deve dominar o sabor suave ou doce de um prato indiano (red wine image by timur1970 from Fotolia.com)

Cabernet e merlot

Embora os vinhos cabernet e merlot sejam tipicamente muito secos para acompanhar comida indiana, se você encontrar um com tons frutados (como ameixas ou cerejas), eles podem acompanhar especialmente bem pratos de carne. No entanto, evite combinar vinhos tintos secos com comida picante, uma vez que eles podem acentuar demais o tempero. O próprio Grover La Reserve da Índia combina bem com pratos de carne e alimentos picantes de sabor forte. Grover La Reserve foi nomeado como um dos dez melhores vinhos indianos em 2009 pelo IndiaMarks.com, e tem um perfil de carvalho e sabor de fruta.

Loading...

Shiraz

Um Shiraz encorpado com sabor de frutas vermelhas geralmente é suave e leve o suficiente para acompanhar a maioria dos pratos indianos. O Ivy Shiraz da Indage Wines e o Cabernet Chiraz da Grover Vineyards têm sabor para serem servidos com comida indiana, especialmente os alimentos apimentados ou fortes. O Shiraz também pode combinar bem com carnes e pratos vegetarianos.

Pinot noir

O sabor suave e frutado de um pinot noir contribui para um bom emparelhamento com pratos indianos vegetarianos e com carnes. Sua suavidade vai domar um prato picante e evitar que a boca seque. Pinor noir normalmente tem tons frutados de amoras, framboesas e cerejas, que coincide com a doçura de muitos pratos indianos.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...