Mais
×

Qual cor usar na virada do ano

A cor usada na virada do ano representa as energias que virão pela frente
Getty Images

Introdução

A contagem regressiva começa e, com ela, vem a promessa de um novo ciclo, um período de dias melhores, com mais sorte no amor, no trabalho, mais dinheiro no bolso, saúde, paz e harmonia. Enfim, um Ano Novo. A cerimônia celebra a virada de ano, o fim de um ciclo e o começo de um novo. É hora de renovar as promessas, acreditar que tudo é possível e que as coisas vão mudar para melhor. E para começar o ano bem, nada melhor do que uma simpatia que, de acordo com muitos, tem poder. As cores dizem muito sobre quem você é e, principalmente, sobre quem quer ser. Então, aproveite que o final do ano está chegando e aposte nas melhores cores para usar no dia 31 de dezembro e começar o ano novo com o pé direito.

Konrad Fiedler/Getty Images News/Getty Images

Branco básico da paz

A cor dominante no Ano Novo é o branco da paz, cor que será usada pela maioria dos brasileiros no dia 31 de dezembro. O hábito é uma herança da cultura africana, onde o branco simboliza a paz. Além disso, a cor branca significa o equilíbrio, uma alegoria para a união de todas as outras cores. Também transmite a ideia de pureza, harmonia e simplicidade. No campo astrológico, o branco é a cor que equilibra a aura e facilita o contato com os guias espirituais, promovendo o equilíbrio interior e nossa conexão com algo maior.

Creatas Images/Creatas/Getty Images

Azul da tranquilidade

Serenidade, relaxamento, leveza e poder. A cor azul é responsável por transmitir tranquilidade, principalmente em tons mais claros. No Réveillon, a cor é indicada para quem precisa de tranquilidade no próximo ano, como estudantes que vão prestar vestibular ou concurso público. Por isso, é a cor indicada para você que precisa de calma e serenidade para concretizar seus projetos e sonhos no ano que está chegando.

Dominique Charriau/Getty Images Entertainment/Getty Images

Verde da esperança

A cor verde é o símbolo da saúde e da esperança. Trata-se de uma cor que passa sensações como vigor e calma; representa as energias da natureza e significa renovação, fertilidade e crescimento. É indicado para quem quer ter um ano repleto de saúde e sintonia com a natureza. Os símbolos podem variar de acordo com a tonalidade. O verde limão, por exemplo, sugere energia, enquanto que o verde claro significa proteção.

Thinkstock Images/Comstock/Getty Images

Vermelho da paixão

O vermelho é a cor ideal para quem quer encontrar amor, desejo e sentimento no ano que está chegando. A cor da atitude é a cor indicada para quem deseja encontrar rumo para a vida. Trata-se de uma cor intensa e arrebatadora, muito associada com o ato da conquista, mas também da liderança. A cor do fogo estimula a energia física e a força de vontade. Mas, atenção: quando usada em excesso, o vermelho torna-se símbolo da agressividade. É a cor da paixão, mas também é a cor do perigo.

Don Arnold/Getty Images Entertainment/Getty Images

Amarelo da iluminação

Uma cor vibrante como o amarelo é responsável pela iluminação interior e pela transmissão de boas vibrações. Está ligada com a prosperidade e também com o otimismo. A cor do sol traz luz para resolver as situações difíceis que eventualmente lhe esperam no ano que está por chegar. Tons de dourado simbolizam opulência e prosperidade. Outros tons estimulam a prosperidade e a iluminação.

Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images

Laranja da energia

O laranja é uma cor para revitalizar suas energias que foram desgastadas ao decorrer do ano. Trata-se de uma cor quente e atraente, que estimula a vontade de renovar as energias. É uma cor muito ligada ao otimismo e entusiasmo. Como diz o senso comum, o nome da cor vem mesmo do nome da fruta, "narang" (laranja em sânscrito), já que a maior parte dos frutos cítricos vem das regiões da Índia e do Himalaia. No Réveillon, é a cor para quem está cansado e precisa ganhar mais energia para o futuro.

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Roxo da transformação

O símbolo das mudanças pode ser representado em uma tonalidade: roxo. Trata-se de uma cor ligada à boas energias, responsável por transformar a energia negativa em positiva. Além disso, representa uma conexão direta com a espiritualidade e a intuição, ajudando a encontrar novos caminhos e alternativas para os problemas da vida. Roxo é a mistura entre o vermelho e o azul. É diferente da cor púrpura (mais para o tom do vermelho) e as cores lilás e anil (mais para o azul). É uma cor misteriosa, símbolo do mundo metafísico, cor da alquimia e das práticas mágicas. Mas, atenção: o excesso de roxo está associado a sensações como melancolia. Portanto, use com moderação.

Ryan McVay/Lifesize/Getty Images

Rosa do amor

Além de se referir como sendo a cor dos apaixonados - ou dos que estão em busca do verdadeiro amor -, o rosa também simboliza a busca pelo amor-próprio. É uma cor que pode ser utilizada por quem deseja aumentar sua autoestima, estimular a independência e a sensualidade tanto feminina quanto masculina. Como é uma mistura de vermelho com branco, o rosa toma emprestado características de ambas as cores: a paixão com a paz e o carinho. Também pode ser usada para quem busca conciliação no amor, empatia e companheirismo.

Photos.com/Photos.com/Getty Images

Prata da inovação

Se você quer trazer as energias da inovação para o ano que está chegando, então pode apostar sem dó nos tons e acessórios prateados para o seu Réveillon. A cor atribui valores relacionados a metais, tais como solidez, brilho e força. É uma cor associada ao moderno e a tudo o que é novo. Quando associada ao preto, salienta as energias em busca do sucesso e da distinção.

Digital Vision/Photodisc/Getty Images

Preto da nobreza

Essa não é uma escolha comum no Réveillon. O preto é o oposto do branco. Enquanto a cor branca reflete a luz, o preto a absorve. Mas também tem a capacidade de espantar as energias negativas e remover obstáculos e emoções não desejadas. O preto é também a cor do mistério. Seu nome vem do latim "pressus", palavra que expressa a noção de cor onde existem todos os pigmentos. É uma cor que transmite introspecção. É uma cor que confere nobreza e elegância, mas, quando usada em excesso, pode passar a ideia de tristeza. Pode ser usada por quem deseja um Ano Novo cheio de poder e certezas.