Como virar um vídeo em 90 graus

Escrito por jeremy r. schwartz | Traduzido por caio amorim
Como virar um vídeo em 90 graus

Processamento simples do vídeo

Você esqueceu que não pode virar sua câmera digital de lado quando está filmando? Talvez, só fosse mais fácil equilibrá-la dessa forma? Se você tiver um computador com Windows, poderá virar o vídeo utilizando o Windows Movie Maker, programa gratuito incluso no Windows ou utilizando uma ferramenta mais poderosa, e ainda assim gratuita, o VirtualDub.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Windows Movie Maker (XP versão 5.1 SP3 utilizado abaixo)
  • VirtualDub (1.8.5 portável utilizado abaixo)
  • AviSynth (Quando estiver utilizando VirtualDub, caso a extensão de seu arquivo não seja ‘\”.avi\”)
  • Codec de vídeo de alta qualidade (opcional, tanto XviD
  • quanto x264; ambos são gratuitos)
  • Codec de áudio mp3 LAME (opcional)

Lista completaMinimizar

Instruções

    Rotação com Windows Movie Maker

  1. 1

    Abra o Windows Movie Maker. No painel de Tarefas, selecione \"Importar vídeo"\ ou no menu "arquivo", selecione \"Importar para coleções"\ (Atalho: CTRL + I). Selecione seus vídeos, os quais aparecerão abaixo do painel de "Coleções", e arraste-os para a linha de tempo de vídeo na parte inferior da janela.

  2. 2

    Adicione o efeito de rotação indo no painel "Tarefas", abra "Editar Filme" e selecione \"Mostrar efeitos de vídeo"\. Alternativamente, vá ao menu "Ferramentas" e selecione \"Efeitos de vídeo"\. Role para "Girar 90º", "Girar 180º" e "Girar 270º", arraste o efeito desejado para o vídeo na linha do tempo. Perceba que adicionar um efeito ao clipe virará a estrela azul no canto inferior esquerdo do vídeo.

  3. 3

    Vá para "Salvar Filme" (Atalho: CTRL+P) e selecione a pasta de destino, seguindo os comandos para salvá-lo no computador. Perceba que você está salvando seu filme como um arquivo Windows Media Video com extensão .wmv ..

    Rotação com VirtualDub

  1. 1

    Baixe e instale o VirtualDub. Carregue seu vídeo indo ao menu "Arquivo" e selecionando \”Carregar”\ ou arraste e solte. Então, vá em "Vídeo" e selecione \"Modo de processamento completo"\. "Compressão", agora, está disponível abaixo de "Vídeo", selecione-a e, na janela pop-up, escolha o codec desejado (veja \"Escolhendo a compressão correta\").

  2. 2

    Vá na opção "Vídeo", selecione \”Filtros\” clique em \”Adicionar\”. Duas opções estarão disponíveis para rotação. \”Girar\” vira o vídeo 90, 180, ou 270 graus. \”Girar2\” vira o vídeo o valor que você digitar.

  3. 3

    Rode o processamento indo em "Arquivo" e selecionando \"Salvar como AVI\" (atalho: F7).

  4. 4

    Se você tem vários vídeos para processar, quando estiver salvando cada vídeo, clique na caixa na parte inferior esquerda da janela de salvamento que diz: \" Não execute esta tarefa agora; adicione-a ao controlador de tarefas...\" Depois de salvar o último vídeo vá em "Arquivo", selecione \"Controle de Tarefa\" (atalho: F4) e clique em \"Iniciar\" para iniciar o processamento.

    Escolhendo a compressão correta

  1. 1

    Fazer qualquer alteração em um vídeo, especialmente em suas dimensões, requer que você comprima novamente o vídeo. Embora isso ajude na redução do tamanho do arquivo, pode afetar também a qualidade do vídeo. Com o VirtualDub, você possui muitas opções de compressão e muitas configurações para qualidade e tamanho de arquivo, dependendo dos codecs que estão instalados em seu computador. Codecs diferentes fornecem diversas relações qualidade/tamanho de arquivo; alguns podem não ser imediatamente compatíveis com outros sistemas. XviD fornece uma boa relação e converte facilmente, então o usaremos aqui.

  2. 2

    Para conseguir melhores resultados, aproxime-se das propriedades do vídeo original o máximo possível. Veja essas propriedades em "Arquivo" e, depois, selecione \"Informações do Arquivo\". Preste muita atenção à taxa de dados, dada em kbps.

  3. 3

    Vá em "Vídeo", depois "Compressão" e selecione \"Codec XviD MPEG-4\". Aperte o botão \"Configurar\" para escolher as configurações específicas. Elas afetarão a qualidade do vídeo e seu tamanho, mas para uma câmera digital padrão as seguintes configurações devem funcionar: - Profile @ Level: Advanced Simple @ L5 - Encoding: Single Pass - Target Quantizer: cerca de 8.00 a 12.00 (números menores significam maior qualidade e tamanho) - Other Options (botão) - Profile (barra) - Quantization Type: H.263

  4. 4

    Algumas câmeras gravam com áudio não comprimido, assim o tamanho dos arquivos pode ser significativamente reduzido codificando o áudio como um MP3. Vá em "Áudio", "Modo completo de processamento" e selecione \"Compressão.\" Escolha \”LAME MP3\” e tente combinar a taxa de amostragem da fonte original( normalmente 44100 Hz) com uma taxa de bits de 96 ou 128 kbps.

Dicas & Advertências

  • Enquanto o Windows Movie Maker pode vir com seu computador e ser mais fácil de usar, o VirtualDub permite mais controle sobre o produto final, assim como o processamento em lote. No programa do Windows você pode excluir efeitos de vídeo clicando com o botão direito na estrela no canto inferior esquerdo dele. No VirtualDub, quando se utiliza o filtro \"girar2\",o \"Modo de filtragem\" afeta em como os pixels girados são mixados. \"Bicubic 4x4\" deve fornecer uma melhor qualidade, mas pode levar mais tempo para processar.
  • Quando se rotaciona vídeos no Windows Movie Maker, você pode precisar ajustar o formato de tela de seu vídeo para que ele pareça normal durante a reprodução. Por exemplo, no Windows Media Player 10, vá em "Ferramentas\ Opções\ Dispositivos\ Propriedades\". Ajuste a proporção dos pixels utilizando o cursor e a caixa de controle até a reprodução parecer correta. Nem todos os computadores terão cada codec. Se alguém reclamar que seu vídeo está em branco ou não reproduz, eles talvez precisem baixar o decoder apropriado. Aumentando a qualidade de compressão também pode aumentar o tempo necessário para codificar um vídeo, especialmente para processadores
  • menos poderosos. Se o seu arquivo tem uma extensão diferente de .avi (Ex:
  • mov ou .mp4), pode ser preciso instalar AviSynth para carregá-lo no VirtualDub. Crie um arquivo de texto com a extensão \".avs\", abra o arquivo no bloco de notas e digite o texto DirectShowSource(\"\”), substituindo pelo caminho completo do diretório e o nome de seu vídeo, por exemplo, D:\\Video Samples\\Snow Sliding.mov. Então, carregue o arquivo .avs no VirtualDub.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media