Mais
×

Quanto tempo o vírus da raiva pode sobreviver fora do corpo?

Atualizado em 17 abril, 2017
O vírus da raiva tem uma alta afinidade pelos tecidos nervosos (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

Definição

O vírus da raiva é um membro da família Rhabdoviridae, do gênero Lyssavirus. É um vírus específico dos mamíferos que normalmente é transmitido através da mordida de um animal infectado. A raiva ataca o sistema nervoso central e causa a morte em casos não tratados imediatamente após a exposição. A regra geral é que a morte é iminente uma vez que os sintomas comecem a se manifestar.

Vida e transmissão

O vírus da raiva reside na saliva do hospedeiro, além do tecido cerebral e nervoso. A mordida é a forma mais comum de transmissão. Contudo, é importante perceber que o vírus pode continuar a crescer enquanto permanece na saliva e nos tecidos enquanto não estiverem secos. Alguns casos de raiva transmitidos por um animal que já estava morto há mais de 24 horas foram documentados.

Vida útil fora do corpo

A temperatura e as condições climáticas podem desempenhar uma pequena variação do intervalo de tempo, mas o vírus da raiva não pode sobreviver fora de um organismo hospedeiro. Geralmente ele será inativado uma vez fora do corpo infectado (e do material do corpo, como a saliva) em uma questão de segundos. Porém, ainda é melhor ter cautela mesmo que a ameaça de raiva não seja elevada.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article